02 agosto, 2010

Penso logo viajo

Se pudesse personalizar o que o célebre filósofo moderno e brilhante matemático Descartes disse Penso logo existo  reescreveria como Penso logo viajo.
E não precisa ser uma mega viagem para render deliciosos prazeres. Estive esse final de semana em Presidente Prudente para o casamento de um primo muito querido que por sinal conheceu sua atual esposa numa viagem , para ser mais específico na copa passada!!
O percurso de 500 km revela paisagens agrícolas fantásticas, as plantações de milho, café, alfafa, cana de acúcar enchem os olhos com coloridos que nenhum giz de cera seria capaz de reproduzir.
No  caminho conhecemos Santa Cruz do Rio Pardo, mais especificamente um pequeno museu ao lado da rodovia Raposo Tavares.
A cidade, como outras da região surgiu do desmembramento de cidades maiores em 1865.
A estrutura agrária do novo município organizou-se com a pequena propriedade resultante de política de vendas de terras  e também com os grandes latifúndios. A cultura cafeeira era a atividade econômica mais importante da região na década de 30, a qual era  exercida por proprietários, empreiteiros e colonos.
Com a crise do café, a substituição pelo algodão foi inevitável, favorecida por condições nacionais e internacionais. O algodão trouxe à região empresas estrangeiras que se instalaram nas cidades, comercializando e financiando pequenos plantadores, animados pelo aumento do consumo nacional e internacional da fibra.
As fotos do museu retratam a importância  das ferrovias para a região do oeste paulista , a antiga ferrovia
  - Estrada de Ferro Sorocabana - expandiu-se  na época para a região, sendo um importante elemento de infra-estrutura da economia cafeeira, pois significava transporte rápido, seguro e barato do café para os centros maiores e é retratada em toda a região, até mesmo nos modernos Postos de Conveniência ao longo da rodovia.
É por isso que viajar na viagem pode sempre ser muito interessante , não só o destino final é que conta mas tudo que você vivencia no durante  é extremamente gratificante.
Opinião de quem é gente séria das 9 as 18hs, fotógrafa apaixonada no restante e turista curiosa em qualquer ocasião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário