26 agosto, 2010

Sexismo emburrece

Esses dias li um artigo e deu vontade de escrever sobre tanta coisa que nem sei o que vai sair desse post , acho que para lá de disperso em conteúdo.
O artigo era sobre sexismo, palavra que  também não sabia exatamente o significado e  descobri que muito embora não me considere preconceituosa quando se trata de gênero, há uma parte de mim que é sexista afinal  ainda sou muito egoísta  e acho que algumas tarefas cabem melhor  para cada sexo, além de acreditar que as inclinações baseadas em gênero são realidade.
Acredito  que o gênero determina alguns comportamentos ou tendências, por exemplo: violência no sexo masculino e melhor capacidade de comunicação verbal do sexo feminino ,  tais comportamentos diferem de acordo com o gênero, por vários motivos.
Suponha que aceitemos como fato que as mulheres são melhores em comunicação verbal e piores em posicionamento espacial; isso não significa que todas as mulheres falam bem e péssimas motoristas, necessariamente, então  dentro da maioria há também gradações, e há as exceções; além disso, mesmo nos casos de inclinação típica (dificuldade com posicionamento espacial, por exemplo), há a possibilidade do desenvolvimento para superação desta forma mesmo uma mulher "típica" pode sim se tornar muito boa em posicionamento espacial, com treinamento e dedicação.
Resumindo a despeito das  inclinações de gênero, acho que isso não é  determinante ou final no comportamento ou nas habilidades de alguém,  justamente a capacidade do ser humano de superar a si mesmo e se adaptar é que o faz tão bem-sucedido como espécie.
Entretanto admito que posso ser considerada sexista por alguns e esclarecido esse ponto, sigo adiante pra explorar alguns pontos do artigo que li.
Já perceberam como crucificam uma mulher traidora muito além do homem traidor ?
As mulheres são invejosas, mentirosas e, no fundo, todas vagabundas. a que foi traída é uma bruxa, a que traiu é puta; os homens só estão fazendo o papel deles: se comportando como machos no pior estilo malandrão :" ué. minha mulher é uma chata , mocréia e a vizinha quer dar pra mim!" "Tenho mais é que comer."
O artigo em questão cita o caso Eliza e o estupro de uma garota por 3 rapazes em SC, e ambos os casos têm um problema comum: o julgamento das vítimas (em negrito bem forte) na sua condição de mulher como forma de amenizar ou explicar o crime; as pessoas (homens e, vergonhosamente, mulheres também) citam imbecilidades como o fato da primeira ser atriz pornô ou coisa que o valha como justificativa pro crime, sim. No caso da segunda, vocês vão achar comentários do tipo "mas o que uma menina de 15 anos fazia fora de casa às 3h da manhã na casa dos meninos?"
A profissão ou comportamento sexual da primeira dá aval pra matá-la, é isso?
E a segunda estar acompanhada de 3 rapazes às 3h da manhã os autoriza a estuprá-la?
Sei que as perguntas parecem óbvias, mas acredite: não são!
Os comentários da audiência demonstram claramente que achamos sim que se essas mulheres tivessem se comportado como as mulheres devem se comportar, nada disso teria acontecido; sim, achamos que a culpa é delas.
Então meu lado racional pensará então existe uma inclinação masculina para a violência e agressividade sexual (no limite, o estupro)? infelizmente acho que existe, sim.
 Mulheres com comportamento sexual mais agressivo ou liberal criam mais oportunidade para serem "atacadas"? talvez sim.
Isso significa que elas devem ou merecem ser atacadas, que estão "pedindo"? NÃO, NÃO e NÃO.
Não somos bichos, sabemos o que é certo ou errado dentro do contexto social e temos que respeitar as regras, por mais que nosso desejo ou instinto nos digam o contrário. Caramba, isso é BÁSICO é por isso que este tipo de violação  é considerado CRIME.
É inaceitável até sugerir que o comportamento dessas mulheres de alguma forma ameniza os atos cometidos. é perverso, nojento.
Mas o mais perverso e nojento é que somos ensinados (e continuamos repetindo esses ensinamentos) inclusive pelas nossas mães que é assim que funciona, aos homens cabe execer seu papel de caçador de donzelas ou experts, e às mulheres cabe se manter na "clausura" e de preferência não deixar os moçoilos perceberem que ela também tem desejos.
 Temos que nos fingir de mortas, sob o perigo de passar a "mensagem errada" e enfim "ter o que merecemos;. aos meninos estem devem ser sexualmente agressivos e nunca perderem  uma oportunidade (não importa se está a fim, se o conteúdo não apetece...); as meninas devem se preservar e tomar todo cuidado, porque afinal não têm o direito de dizer NÃO???
Impressionante e triste o quanto somos atrasados e primitivos na educação sexual; alguém já viu pais discutindo com seus filhos homens como se relacionar com mulheres?
 Como dar prazer a elas? Como respeitar as diferenças entre os sexos?
As conversas dos pais com suas filhas é mais triste ainda. por mais que tenhamos "evoluído" e hoje os pais pelo menos falem com seus filhos a respeito de sexo, repetimos preconceitos; os pais falam aos filhos sobre proteção (doenças e gravidez) e talvez sobre reputação (com diretrizes invertidas para os 2 sexos); não conheço quem fale sobre relacionamento,prazer e  principalmente respeito, se existem são uma ínfima minoria.
Para a grande maioria, sexo é forma de dominação e/ou libertação; o prazer físico, o desfrute das sensações e do outro é absolutamente secundário; estupro não é prazer, é demonstração de poder; traição também pode ser o uso do sexo como vingança, compensação, infelizmente  o que fizeram com a Eliza foi mais que simplesmente dar sumiço - há um componente fortemente sexual na história, que obviamente nada tem a ver com prazer.
Daí usar gênero ou sexo como desculpa ou arma é triste, demonstra o que somos e o quanto estamos atrasados, neste aspectos estamos próximos dos nossos parentes chimpanzés;  cada vez que validamos comentários desse tipo, seja na internet ou no dia a dia, regredimos; perdemos a opotunidade de ser melhores, mais evoluídos e quebrar o ciclo vicioso criado pelas gerações anteriores, perdemos a oportunidade de avançar em passos largos como a tecnologia, em aspectos humanos andamos a passo de lesma.
Acredito que podemos mudar esse quadro  mesmo que aos poucos,  ficando atentos não permitindo comentários preconceituosos em relação a gênero de nenhuma espécie, nem ao vivo, nem na internet, nos posicionando quando isso acontece, quando pessoas ao nosso redor soltam frases maldosas e aparentemente inocentes.
Experimente não permitir que seu namorado faça comentários engraçadinhos sobre sua condição de mulher, por exemplo, tampouco aceite comentários de amigos ou amigos de amigos, quando seu pai ou mãe falarem alguma bobagem preconceitosa, responda, seja assertivo com educação e estimule as pessoas a repensarem conhecimentos adquiridos sem qualquer criticidade.
E quando você se pegar sendo sexista, reflita,repense, modifique seu modelo mental, não deixe que as pessoas ao redor de você o contaminem , faça mais: reaja. e reaja como ato de amor, como quem educa um filho.
 A mudança desse quadro triste começa em cada indivíduo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário