16 julho, 2010

Cotidiano

Depois de um encontro com amigas saí refletindo as inúmeras situações bizarras que vivenciamos enquanto aprendizes nesse mundo.
Desde o mais alto nível corporativo ao ambulante de rua, em se tratando da vida profissional,  todos vivenciamos de alguma forma fatos cotidianos que no mínimo testarão nossa paciência. Podem variar do chefe inacessível ou prepotente, do cliente mal pagador mas arrogante, da colega de trabalho intragável, do cliente sem noção, ou até mais do não cliente que se acha no direito de usar o banheiro de sua empresa.
Paciência é algo que nessas horas é  fundamental, entretanto posso garantir quanto maior seu jogo de cintura nessas horas mais fácil você sae dessas roubadas.
A primeira dica não encare o problema ou a ofensa como algo pessoal, faça ouvido de mercadante!!
Já passei por inúmeras situações péssimas , lembro de algumas; aí vão as pérolas que já presenciei:

- seu chefe ao telefone, não responde a sua pergunta , não avisa que a ligação está no fim com um simples obrigado, ou tchau e em segundos vc percebe que está falando com o tu.tu..tu...tu... ( é ou não uma grosseria?)
- seu colega de trabalho comenta sua cara pálida e olheiras em alto e bom tom ; claro vc ficou até as tantas da madrugada trabalhando de sua casa para compensar a incompetência dele; enquanto ele é o típico funcionário marketeiro que não faz p. nenhuma mas puxa o saco do chefe como ninguém
- sua segunda semana de trabalho, vc é chamado ao RH para confirmar se numa conversa informal durante o almoço seu colega de trabalho comentou sobre a política de bônus da empresa, bico de sinuca total essa, mas já vivenciei e o final foi trágico, colega demitido na hora por falar o que era sigiloso.
- você é aquele novo funcionário que está sendo treinado disfarçadamente para substituir seu gerente que já está na mira do gol da demissão mas que  considerando o sistema trabalhista  brasileiro  se o funcionário pedir a conta é muito melhor então seu chefe irá torturar seu gerente  psicologicamente até que ele peça as contas e o empresário  fique feliz da vida pois não só contratou al´guém com um salário menor e tão ou mais qualificado como também se livrou de pagar seu ônus trabalhista.
- você depende da cooperação de seus co-workers para terminar um relatório para hoje e quase ninguém te entregou , sem contar os que entregaram e as informações estão erradas.
- seu cliente com protesto em cartório quer retirar a mercadoria pagando com cheque de terceiro e fica p. da vida por você não aceitar , (claro quem quer ficar com um borrachudo na mão) se ele não quer, muito menos você.
- sua chefa gringa da Holanda não entende português e tenta corrigir os erros de grafia do relatório ( segundo a gramática dela), acredite já passei por este absurdo!
- seu contador liga para vc cliente com dúvida sobre qual procedimento fiscal sua empresa está enquadrada!!!! é mais comum que nota de R$2,00  o desconhecimento do básico nos contadores , mas são espertos o suficiente para cobrarem além da mensalidade um pagto extra de 13º; isso é  prática comum no mercado, o contador é um prestador de serviço e quer  ter 13º salário?!!! Um absurdo.
- pior  que isso é  psicólogo cobrar décimo terceiro , fuja desse tipo de profissional mercenário .
- seu colega de trabalho quer saber tudo da sua vida pessoal e não se esforça nadica para ler o manual em francês do novo sistema SAP que sua empresa adquiriu....tem ou não tem gente assim?!!
- outro colega, esse casado, que te assedia constantemente pelos corredores da empresa e vc recem contratada tem que manter a classe  para  se afastar  do mala, sem melindrá-lo, vai que amanhã ele vira seu chefe ?
Resumindo todos nós invariavelmente não escapamos de situações estressantes e desgastantes seja com chefes, clientes, fornecedores e colegas de trabalho ; tente ser o mais flexível e compreensivo possível ( eu já falhei várias vezes) mas no final das contas aprendi que o melhor não é ter razão e sim ser feliz ainda que para isso você tenha que aprender a abrir mão de muitas coisas.
Tanto quanto você amo meu trabalho mas tem dia que são tantas situações toscas que aparecem que temos vontade de jogar tudo para o alto e olhar a grama do vizinho que sempre parece mais verdinha entendeu?
Mera ilusão, problemas sempre vão existir agora se te pagarem mais para resolvê-los porque não arriscar, mais uma vez pondere prós e contras e vá a luta, não espere por milagres para mudar o que te incomoda, é preciso ATITUDE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário