24 fevereiro, 2010

A ansiedade pode ser boa

Não concordo com algumas teorias que disseminaram ser a ansiedade algo ruim.
Ela hoje parece ser muito maior que no século XVI, pois naquela época vinhado risco de morrer antes dos 30 anos, ser assaltado na estrada, ofender Deus....Hoje , estamos ansiosos por coisas bem diferentes como sucesso profissional e pessoal, status social, aparência física, relacionamentos conturbados.
O que mudou de lá para cá?
A cultura, que por tabela muda o alvo da ansiedade.
Todos somos ansiosos, faz parte da condição humana, como ficar com fome, errar, sentir-se culpado, frustrado.
Mas a ansiedade tem vantagens , as pessoas ansiosas geralmente são responsáveis e conscientes porque trabalham com afinco, procuram errar menos são dedicadas e portanto brilham num universo cheio de preguiçosos.
Sabe uma pessoa pode ser imensamente ansiosa, mas se consegue trabalhar, relacionar-se, cumprir seu papel no meio que vive, não vejo problema algum. Penso que a ansiedade só será um problema se atingir um estágio clínico patológico no qual vira doença.
Conheço pessoas ansiosas que não interpretam isto como problema, entendem que a vida é assim e estão satisfeitos.
Observo que a natureza humana é como uma cebola, com facilidade trocamos camadas externas como crenças, comportamentos, opiniões; mas as camadas internas, aquelas que escondemos até de nós mesmos são mais difíceis de mudar; são os sentimentos como orgulho, egoísmo, raiva , intolerância.
Creio que a família ou as pessoas queridas mais próximas conseguem apaziguar um pouco nossa ansiedade, se nos derem apoio e incentivo , isso faz muita diferença ao longo da vida de um indivíduo, em resumo serão pessoas mais felizes.
Acredito que desde criança temos que sentir que os pais, ou pelo menos um deles nos valoriza.
E valorizar é bem difrente de amar, ainda mais para aqueles que demonstram um amor velado. O amor funciona quando os pais promovem valores que servem para a criança no futuro, deixe me explicar , suponhamos que um pai amoroso e carinhoso queira que sua filha em pleno século XXI cresça como uma garota do século XIX, sem pensamentos de natureza sexual, sem informação, calada , conformada e sem personalidade própria.
Isso será bom quando ela estiver com 20 e poucos anos?
Definitivamente não!
Portanto pais , educadores, titios e titias, avós usem os laços afetivos a serviço de bons valores , ótimos para a CRIANÇA e seu FUTURO.
Por que nos contentarmos com o medíocre, se podemos ter o melhor e não nos falta recurso interno para isso?
Preparar-se para as lições da vida real vai além de inserir uma visão resignada típica de conformistas; acredito que o descaso para com o outro e para com si não é geral , mas preocupa quem deseja o melhor para este planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário