09 agosto, 2009

Compreensão e Comunicação

Como seres humanos conversamos muito, trocamos opiniões, idéias, pontos de vista, mas o que o outro diz não é exatamente o que eu compreendo.
Aaah!!! razão de tantas mágoas, brigas, mal entendidos levam me a pensar que ocorrem então, não porque somos péssimos ouvintes mas por problemas de compreensão ou melhor de interpretação.
A alma do outro guarda segredos invisíveis; pode ser em uma relação qualquer, intensa, frívola, cúmplice,profunda, não importa, sempre existirá o lado avesso, a sombra, o universo particular que nem sempre se expõe.
O que nos torna transparentes para nós mesmos mas para os outros eternamente indecifráveis?
Em alguns momentos estamos num oásis , em outros matamos um leão por dia.
Isto só me faz ter mais certeza de que não há um caminho único, apenas a sinceridade, a autenticidade, a humildade e o carinho que não é submissão ou rebaixamento que nos faz compreender o outro, além é claro do amor e um pouco de boa vontade.
Seja da maneira que for, a alma do outro pode ser também a doce fonte da vida; partilhar a vida com alguém que valha a pena, seja ele um familiar, um amigo ou um amor é enriquecê-la.Compreender o outro é uma arte, talvez a mais astuta das virtudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário