08 novembro, 2010

Andando por NY - 4

Bom ir a Nova York e não desfrutar dos museus é um pecado então comecei pelos tradicionais como o Museu de História Natural , que é gigantesco e absurdamente interessante, a começar pela beleza da entrada , poderia ficar por ali horas ....a sensação é de que o aprendizado começa por ali, algo que não saberia explicar e é totalmente ilógico mas irradia no ar a sensação de que tem um mundo de coisas a explorar e saber que ainda sei tão pouco não me faz se sentir pequena mas sim aguça minha curiosidade pelo novo. 
Nele  encontra-se um impressionante coleção de dinossauros, mamutes e seus primos, além de borboletas, plantas, plantas, peixes, exposições de roupas e utensílios de várias culturas do oriente e ocidente, bem como tudo aquilo que faz a gente até esquecer que estamos num museu.
Passagem obrigatória também pelo Metropolitan Museum, e deixar de lado seus preconceitos por museu, a visão que nós brasileiros temos de museu é se algo chato e entendiante, mas imagine só vc ter uma oportunidade como as crianças americanas de ter suas aulas sobre o período mezozóico ou a história dos gregos e romanos admirando cada uma daquelas obras, creio que muitos como eu gostariam mais de história e geografia à obvia matemática.
 E complete o roteiro cultural conhecendo ainda o Guggenheim Museum, que com seus seis andares e sua escada em espiral já se transformou num dos ícones de New York.
Não recomendo conhecer vários museus no mesmo dia por serem extensos então é interessante fazer um por dia  pois por mais desinteressado que você seja pelo menos duas horinhas  a gente acaba ficando por lá.
Como estes posts andam muito atrasados vou acelerar e falar aqui também sobre a Grand Central Station, cenário de fundo para vários filmes e seriados americanos; Gossip Girl por exemplo tem sua abertura na badalada estação de trem. A estação é bonita, bem cuidada e  em seus corredores além de algumas lojinhas há um pequeno mercado central com especiarias de deixar os amantes da gastronomia com água na boca.
Aliás essa é uma experiência que não desfrutei em NY ; poder cozinhar com os ingredientes locais e experimentar novos sabores by myself; uma pena.
A Grand Central (foto acima)é o  terminal ferroviário mais importante da cidade, mas que na verdade é muito mais que somente uma estação de trens. Inaugurado em 1913, o prédio impressiona pelas dimensões e decoração de seu hall central; tem ainda diversos restaurantes e um enorme food hall no subsolo.

Outra parte que recomendo conhecer  é Wall Street , Fulton Market, Brooklin Bridge, Pier 17, e o por do sol do outro lado da ponte onde é possível ver toda a parte sul da ilha de Manhatann.
A imagem ao lado foi feita no Pier 17, antigo galpão do porto da cidade, situado entre lower Manhattan e o Civic Center. O prédio agora abriga um shopping de três andares. Vale visitar também nas proximidades o museu, apreciar os prédios históricos, o Titanic Memorial Lighthouse, que homenageia o famoso navio, e escolher um entre as dezenas de bares e cafés da região para um lanche. Depois aproveite para conhecer o Fulton Fish Market, situado logo abaixo do pier.

O Pier 17 é famoso também por proporcionar a melhor vista da ponte mais importante de New York, a Brooklyn Bridge, que liga Manhattan ao Brooklyn. Mas bom mesmo é atravessar o rio Hudson e desfrutar, do outro lado, da melhor vista de New York.
Pegue um táxi, metrô, bicicleta ou vá a pé (há passarelas separadas), seguindo até o parque situado aos pés da ponte. Com certeza você já viu muitos cenas de filmes rodadas neste mesmo local. A vantagem deste parque é que ele raramente está cheio, como o Central Park. A ponte Brooklyn, construída a partir de 1883, levou 16 anos para ficar pronta e é considerada um marco da engenharia mundial; passeio imperdível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário