18 junho, 2010

Pensar, pensar

"Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de refexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, nao vamos a parte nenhuma." José Saramago

Faleceu hoje na Espanha José Saramago .

Ateu convicto, odiado por fundamentalistas católicos e fundamentalistas judeus, foi muito além da escrita brilhante: Saramago foi um homem de profunda coerência em seus princípios, nos ideais que defendia.

Produziu muito ao longo de seus 87 anos mais de uma dezena de romances, contos, poesias, crônicas, teatro, diários e memórias…

 Se tem a idéia de que José Saramago eliminou nos seus textos a pontuação, os académicos e o autor dizem-lhe que essa ideia é errada. O prémio Nobel da Literatura português inovou na maneira como utiliza o ponto final e a vírgula – ele prefere chamar-lhe os sinais de pausa –, marcando a frase com um outro ritmo dado pela oralidade. Saramago subverteu a norma: pôs tudo em estado de desordem, revolucionou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário