21 junho, 2010

Eu gosto de estudar

Se contar aqui a minha trajetória de nerd diria que atualmente ando na fase mais vagaba de estudos da minha vida. Sempre gostei de estudar , nunca foi por imposição ou obrigação ;simplesmente gosto da atividade, do desafio , do prazer que meu cérebro sente quando entende algo nebuloso ou simplesmente quando aprende algo que não sabia.
Na infância, quase não me lembro de meus hábitos nessa época mas guardei alguns boletins e me divirto ao ver meu desempenho, claro que não eram em todas as disciplinas , como bom nerd  era um fiasco em educação física, óbvio sempre uma das últimas a ser escolhida para os times; entretanto na hora da prova os colegas disputavam um bom lugar ao meu lado.
Até hoje sou  assim  magrinha e em forma , desenvolvi o gosto pelo esporte, claro a natação: nerd, tímida, nunca ia ser a líder do handball.
No colegiallembro que  havia a publicação de um jornal e semestralmente estampavam a fotinho 3x4 dos melhores alunos de todas as séries, sem grandes esforços claro estava lá....na galeria dos nerds como costumavam nos chamar.
Aguentei muita piada quando adolescente , além de cdf ainda usava um aparelho ortodôntico horroroso e era magrela como uma tábua, mas quer saber a grande verdade, nunca tive qualquer problema de auto estima , como boa estudante e leitora assídua de vários livros sabia que aparência por si só não se sustenta por muito tempo.
E mais  sabia que os livros a´lém de conhecimento me trariam liberdade de pensar e defender com argumentos concretos meus pontos de vista, então para olhares enviseados  sempre pensava assim das minhas coleguinhas : elas ainda não descobriram a infindade de coisas interessantes que há para se ver no mundo ....
E durante anos foi  tudo fácil, ´fácil até entrar na faculdade, fiz Unicamp , nerd? não ! inteligente e esforçada...... , mas aí o bixo pegou , nunca estudei tanto na vida e tive tanta frustação como lá,  rachava de estudar para tirar míseros 3 , numa escala de 0 a 10.
Mesmo assim  nunca desisti, estudar é uma atividade introspectiva, e sempre tive organização e perseverança , sempre foi algo que me  faz se sentir bem, na minha mente a única direção era se algum fulano conseguiu também consigo, e assim foi , me formei em cinco anos e daqueles 60 alunos que começaram a graduação no final éramos apenas 8 sobreviventes.
 Nessa época nunca  deixei de me divertir , no way, não perdia as melhores  festas, jogava nos intercursos, participei das maratomas, namorei e viajei um bocado .
Nós morávamos em uma república e lá pelas tantas da madrugada olhávamos os prédios ao redor e víamos algumas janelas acesas, no interior sempre alguns grupos de jovens a devorar seus livros de cálculo, fisiologia ou literatura....e assim já sabíamos que aquele deteminado apê também era uma república de estudantes.
Fiz pós graduação há alguns anos , e há um tempo atrás quando dava aulas em uma universidade reparei o quão duro é para a imensa maioria dos alunos estudar e trabalhar ao mesmo tempo, graças a meus pais valorizarem a educação tive o privilégio de poder apenas estudar até o término da faculdade.
A diferença de interesse entre alunos de uma faculdade pública para uma particular , principalmnte a noite, é abismal; e não falo de conteúdo , falo de interesse em aprendizado, em ser mais culto e não apenas ter grau de formação universitário. em ir além de um diploma.
Há pouco tempo voltei a estudar inglês , por puro prazer, porque amo línguas e quero descobrir o mundo by myself , na pequena amostra que tive nas férias já me empolguei ao  conhecer uns franceses, australianas e graças ao inglês compartilhamos nossas diferenças culturais.
Essa semana tenho prova final  e cá estou a devorar os livrinhos do Skyhigh....  admiro quem tem a fluência numa língua adicional, algo que ainda estou longe,  mas tem  aquela velha motivação nerd :se alguém chegou lá  também consigo.
These are my resolutions and what I'd been trying to accomplish.
Wish me luck!

Um comentário: