05 maio, 2010

Túnel do tempo

Em meados de 2.000 desembarquei em São Paulo, era meu retorno  a selva de pedra que tínhamos deixado para trás quando ainda era uma criança e a minha volta se deu através de um anúncio nos classificados de emprego de um dos meus jornais preferidos , O Estado de São Paulo.
Na época morava em Campinas e amargava uma péssima entresafra profissional acumulando dois empregos que mal pagavam minhas contas , passei pelo processo seletivo, pela redação, pela entrevista e em momento algum eu vislumbrava o futuro que me aguardava .
Talvez por ter deixado SP numa época em que não sabia ainda apreciar a cidade e seus encantos, não criei tanta expectativa em retornar mas depois de ouvir a proposta salarial, me lembro perfeitamente do momento em que atendi o velho celular tijolão Motorola no banheiro da Caixa Econômica , meu estágio remunerado da época, aliás um trabalho interessante...não vem ao caso agora
Então, literalmente, cai sentada na privada ao escutar a proposta salarial e a fucnionária do RH me dizendo se estava bom para mim aquele salário dos sonhos e uma porção de benefícios...não pude me conter disse um belo e alto SIIIIIMMMMMMMMM quando começo????
Inicialmente passei um tempo morando com minha falecida avó e depois de uma adaptação resolvi alugar um apartamento próximo ao trabalho afinal desde aquele tempo o trânsito de SP já me enlouquecia.
Morar em São Paulo tem inúmeras vantagens mas é realmente dispendioso assim resolvi colocar um anúncio pueril nas cozinhas de cada andar da Nortel e não demorou muito para aparecem... as piadinhas, todo mundo queria saber quem era a tal moça do Business Center que procurava por outra moça , e só apareciam rapazes interessados afinal eles semprem encontram um pretexto e bom humor para se aproximar das mulheres.
A primeira a aparecer foi a Bianca ela gostou do ape e tal mas ela tinha uma cama de casal da qual era inseparável  e o apartamento tinha apenas um quarto que mal cabia uma beliche então nao deu certo, em seguida veio a  temporada de contratação de estagiários e trainees  a empresa recebia uma porção de gente nova,e então conheci a Débora , a estagiária mais popular da Nortel , claro um mulherão daqueles não passaria jamais desapercebida em meio a tantos homens .
Conversamos , ela era Santista, carregava um desses sotaques meio carioques dificeis de engolir para um paulista mas era boa gente, expansiva, extremamente espontânea e impulsiva ;sua característica marcante, ela sempre agia antes de pensar o meu oposto certamente que quase sempre pensava muito antes de agir.... Deus sabia certamente o que fazia ao nos unir naquele apê.
E  a assustei logo na primeira noite de comum convívio, abatida por  uma crise renal, ela  me socorreu e não só me levou ao hospital como ficou comigo até o dia amanhecer e meus pais chegarem do interior.
E depois vieram outros dias, viagens, brigas, o episódio da multa por estacionamento indevido, o dia a dia na Nortel, a efetivação, ahhhh não posso me  esqucer ela era tão fashion que até para dormir desfilava lindíssimos pijamas de cetim e conseguia acordar cedo para tomar banho antes do trabalho coisa que eu só fazia quando voltava porque sempre tive muito sono pela manhã.
Nós vivemos bons e maus momentos juntas e só fui realmente entendê-la em sua essência, depois de muitos anos , porque naquela época tinha uma visão estreita da vida que hoje me traz arrependimento e algumas tristezas, que fazer? a sabedoria infelizmente não vem de berço.
E a cumplicidade cresceu entre nós não só porque vivíamos juntas mas porque seu jeito me intrigava, não só porque torceu para eu namorar seu amigo santista ,não só porque você tinha olhinhos de jabuticaba*  que acho particularmente um charme, mas porque você tem o sorriso mais doce que alguém pode ter e porque era impossível não gostar de você.
De repente vi você partindo , e experimentei a sensação da perda de uma amiga e num piscar de olhos as coisas foram mudando .... você foi embora primeiro para Santos, depois você casou ,veio sua filhota e tantas outras experiências únicas em sua vida.
E o tempo continuou voando e arranjou um jeito de nos reaproximar e numa dessas confissões sinceras, voce sabe do que falo, confissões que só fazemos a bons amigos ,pude sentir novamente a alegria de reviver uma época fantástica de minha vida e de ter tido a sorte de conhecê-la e conviver contigo.
Falar com você me fez um bem enorme!Se para algumas coisas na vida não temos uma segunda chance então registro aqui o imenso carinho que sempre senti por você, agumas vezes não soube expressá-lo, algumas vezes fui sua mãe , algumas fui seu porto, outras seu inferno, não importa , pude aprender que só verdadeiras amizades sobrevivem aos entraves da vida.  
Fiquei super feliz hoje ao receber a foto acima e perceber que anos se passaram, e apesar do pouco tempo que convivemos serei eternamente grata pelo que  construímos quando ainda tão jovens.
Uma pena mesmo não ter ouvido lá atrás alguns de seus conselhos , você sempre esteve certa amiga e me ensinou valiosíssimas coisas sobre a vida.
Te amo, Clau.
Notas da Dé :* Obs.: Meus olhos são cor de mel quase verde...rssss....tão longe de ser cor de jabuticaba....rsss....acho que faz tempo que não nos vemos...rsss*


Um comentário:

  1. Amigas com sotaque carioquês são uma constante em sua vida ......

    Amor,
    Andréa.

    ResponderExcluir