28 maio, 2011

O íntimo dos animais

Já escrevi aqui sobre o fascínio que tenho pelos animais ,seus hábitos e comportamentos, já publiquei vídeos, crônicas e fotos destes seres tão especiais. Já li ,ouvi diversos relatos de fidelidade e companheirismo de animais para com seus donos, a mais recente  um cão vira-lata que foi arrastado para longe de sua casa no Alabama quando um tornado atingiu a cidade de North Smithfield e mesmo com duas patas quebradas e a saúde debilitada conseguiu retornar para sua casa; sendo encontrado pela sua família quando esta revirava o local em busca de alguns pertences.
 E tantas outras como o gato que foi encontrado próximo ao túmulo de seu dono,  o papagaio que na tentativa de salvar sua dona, foi cruelmente morto por ladrões que assaltavam a casa  desta senhora, rompendo uma convivência com esta de 38 anos;  o cão Akita que esperou seu dono já falecido por 10 anos numa estação de trem no Japão e inúmeros outros casos de dedicação, fidelidade e amor para com seus criadores.
Muitos vão explicar este comportamento como instinto de sobrevivência e até certo ponto há muita lógica nesta explicação mas o que quero dizer e despertar nos corações  humanos é que temos muito a aprender com estes animais.
Durante esta semana algo mexeu muito comigo, tudo bem sou sensível a beça.... o fato é que durante  minha rotina diária de pegar o carro e sair para almoçar numa padaria que fica uns dois kilômetros do trabalho , observei que havia um cão perambulando pelo  estacionamento .
Desconfiado, arredio, viver nas ruas não é tarefa fácil , resolvi chamá-lo e após me abaixar e insistir ele se aproximou; consegui afagá-lo por alguns minutos;  me senti emocionada porque os olhinhos daquele cão brilharam de uma forma muito diferente de instantes atrás, e o olhar de um cão assim como o de uma pessoa é o reflexo da alma, e é muito , muito triste quando você sente alguém ou um animal próximo com esse olhar de súplica .
 Não dá para ser indiferente e nunca quero ser assim ainda bem, porque prefiro chorar diante da impotência de não poder ajudar a todos a ser uma pedra e egoísta a ponto de só enxergar o próprio umbigo.
Bom mas tinha que ir embora, entrar no carro e deixar meu novo " amigo caramelado" por lá , só não imaginava que ele me seguiria como um louco perseguindo o carro por vários, vários quarteirões....
Não alimentei aquele cão, apenas o afaguei!!
Dá para entender a importância do carinho em nossas vidas?
Dá para entender que todos somos carentes de algo em algum momento?
Dá para entender  o íntimo daquele vira-lata que por alguns instantes foi querido?
Sabia que não poderia recolher aquele cão, já tenho dois vira-latas abrigados no pátio de meu trabalho que encontrei na rua em condições bem degradantes.
Reduzi a velocidade do carro , afinal correr por quarteirões íngremes sem parar ;mesmo para um cão não é tarefa fácil... e na minha mente os planos eram que se ele chegasse até meu trabalho o alimentaria com um pouco de ração e água fresca.
Infelizmente no meio do caminho passamos por um quarteirão lotado de outros cães vira-latas , meu amigo caramelo foi deveras mal recebido por seus companheiros,  se assustou( como disse meu pai em terra de pintinho quem canta é o galo ) e fugiu tomando a direção oposta de onde íamos.
Não pude alimentar seu estômago como planejava , recorri a São Francisco que o protegesse porque tive uma das demonstrações mais verdadeiras de companheirismo.
Jamais esquecerei  o Caramelo e o que me ensinou naquela tarde.

"Haverá um dia em que o homem conhecerá o íntimo dos animais.
 Neste dia um crime cometido contra um animal será considerado um crime contra a própria humanidade" Leonardo Da Vinci

Nenhum comentário:

Postar um comentário