25 dezembro, 2009

Natal, 2009

Nos últimos três anos estive ausente do Natal em família, aproveitava o feriado prolongado para conhecer lugares sonhados e fugir do corre corre, de preferência ia para um lugar paradisíaco onde se podia curtir tudo a pé.
Daí veio 2009, e por algum motivo não tive vontade de zarpar, adiei as férias e resolvi curtir o Natal, aqui em casa já de férias do trabalho fiz o ensaio da ceia, a pré-ceia e a ceia oficial, foi um festival de pratos especiais, para compensar os que perdi!!!
Também pude curtir os congestionamentos nos shoppings, o festival de sacolas, o trânsito enlouquecido da segunda 21, os lojistas trabalhando feito loucos, algumas mudanças zás trás, o pessoal da praticidade que lotou a padaria aqui do bairro em busca da ceia prontinha , as famílias chegando para a noite de natal, alguns amigos partindo para visitar seus familiares distantes.
Sensibilidade a flor da pele, que só de olhar para os olhinhos pretinhos da Mali agradeci ao Pai por mais um ano com nossa querida cadelinha, até ela já sabe que é a noite especial da fartura e das deliciosas sobremesas.
Claro não pude ficar sem notar a alegria das crianças, como elas curtem a noite da natal e sem criticidade sobre entender o espírito do natal, elas terão muitos anos para tal entendimento, elas curtem mesmo a alegria de brincar até a madrugada com os brinquedos novos, e para ficar ainda mais legal elas têm um monte de primos, coleguinhas para brincarem juntos.
Esse ano passei um natal emotivo, será o último natal nesta casa e com a família assim desse jeito, ano que vem já estaremos com o Lucas, na casa nova, minha irmã já estará casada, a Cá virá de Campinas, enfim o cenário será outro então tentei saborear cada momento até a ultima gota.
É fato sabido que nos tomamos de maior sensibilidade nesta época, e num dos pedidos que fiz a papai noel pedi que me conserve sempre com o coração tomado de amor, para poder achar beleza e alegria em todos estes fatos que fazem do natal uma festa regada a muito amor.
Minha avó paterna sempre preparava um banquete no natal, o menu era uma miscelânea, travessas espalhadas pela mesa, um falando me passa a maionese, me dá o frango, passa o vinho.... e a corujice rolava solta com os netos crescendo debaixo de sua saia.
O tempo passou , a família se espalhou, ficou difícil reunir todos , agora já somos tantos pelo mundo, e cada um celebra com suas novas famílias, assim pude sentir e abraçar de perto os que me são taão caros, os que me fazem acreditar no otimismo a despeito de tantas tragédias, neste natal aprendi a saborear o prazer da convivência .
Em festa de natal não é preciso conhecer ninguém, basta abrir os braços para o abraço e continuar o papo, logo todos estão integrados, rindo , se divertindo.
O natal é mais um dos ensinamentos de Cristo, nesse natal percebi que graças a ele pelo menos um dia no ano somos muito mais solidários e felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário