13 junho, 2011

Escolhas

É impossível vida com satisfação total. Vida é tensão!!
Já que a vida é incongruente mesmo com quietude,  tentar entender  a dimensão desta complexidade que é nosso funcionamento psíquico ajuda a aliviar nossos questionamentos.
Como identificamos que algo é felicidade sem o quadro sombra do que "não é felicidade"?
Será então que o valor da vida está ligado ao valor da escassez de outrora?
Shakespeare já dizia que nada seria pior na vida que uma sucessão de belos dias, então analise com mais  maturidade para não  acreditar que a vida real é como propaganda de doriana, que casamento é fotografia  com rostos sorrindo num porta-retrato, que trabalho é fonte eterna de prazer, ou  que para todas as outras coisas existe Mastercard....
...satisfação total, como pensar isso no mundo de hoje?
Somos convidados a sermos felizes e temos que escolher zilhões de coisas desde a hora que acordamos até dormimos.
Temos uma infinidade de opções- haja sujeito para poder regular tudo isso e não cair no abismo, por isso é que a depressão aumenta tanto.
Se as tensões são bem distribuídas isso da uma sensação de bem estar, é preciso um dique para dar vazão a tantas decisões, algo que represente esse psiquismo, por isso a palavra é tão importante.
Se há angústia é sinal que o sujeito precisa tomar uma providência, Lacan já dizia que o desejo de caminhar é o melhor remédio para a angústia.
Tem pessoas que apresentam quadros de dispnéia - se queixam de falta de ar- mas na verdade é a impossibilidade de colocar o ar para fora; a  angústia é a mesma coisa: as vezes temos decisões dolorosíssimas e quando tomadas dão um alívio....
Sem um regulador,a tarefa de viver seria impossível, ficaríamos submetidos a essa força demoníaca de satisfação de desejos e mais desejos, que só quer saber de satisfação total,  óbvio que surgirão problemas na certa; é o que ocorre com o compulsivo; ele  não consegue- não se contenta com o prazer como princípio, para eles o que está em jogo é apenas o gozo.
A saída é o equilíbrio entre o princípio da realidade e o princípio do prazer, não deixar a gangorra despencar para nenhum  dos lado é sinal de maturidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário