27 junho, 2010

Domingo no Salatino

Graças a Marilígia, a Mili e a Zara nós tivemos o privilégio de conhecer esse lugar fantástico que é o restaurante Salatino.
Para quem adora conhecer novos lugares esse aí é um deles, e se você gosta muito de cachorro esse é um lugar mágico porque também é um canil  rsssr já posso imaginar a cara torta de alguns lendo esse post!!...  sério, é mágico porque, fora a possibilidade de você poder largar seu cachorro, e seus filhos correndo com mini cachorros fofinhos que não mordem, o lugar é lindo , tem um restaurante gostoso, um bar incrível e é pertinho de São Paulo.


O Salatino é um canil que cria raças de cães considerados raros, como o papillon, o italian greyhound, o saluki ou um tal de cachorro chinês, não entendo muito do assunto, mas tinha uns cachorros bem exóticos  por lá, junto com outros vira-latas e de raças mais comuns por aí.

Além do canil,  que é  super amplo , os "cães - hóspedes"  podem usufruir de piscina, hidromassagem , baias individuais para dormir, e verde, muita área verde ao ar livre , nada de gaiolinha de cimento , eles ficam soltos e se divertem interagindo entre si.
Além da oportunidade de conhecer os cachorros, araras, cacatua e outros pássaros há  bichos soltos que habitam o lugar :tem coelho, papagaio, galinha, pavão, micos e patos, até uma jibóia (essa na gaiola, claro!) .
Para chegar até lá é só seguir para Embu,  e então  ir rumo a cidade das abelhas, fica afastado uns 10 km da cidade e não há qualquer placa no local, a única referência é que fica ao lado da cidade das abelhas dessa forma a grande maioria que frequenta o local  são  pessoas que já o conhecem ou como nós que foram indicados por um frequentador porque os donos não querem transformar o local em algo comercial  tipo "Encrenquinhas "e sim manter a atmosfera de casa de fazenda que o lugar oferece,  assim sendo faça sua reserva antes de se aventurar por lá.

Enquanto seu cachorro se diverte você saboreia o menu do restaurante......te garanto é divino, não vá com pressa, é um local para saborear comida, curtir a natureza, os artesanatos indígenas, as revistas e o pessoal do Salatino que são muito acolhedores.

Adorei!.

21 junho, 2010

Eu gosto de estudar

Se contar aqui a minha trajetória de nerd diria que atualmente ando na fase mais vagaba de estudos da minha vida. Sempre gostei de estudar , nunca foi por imposição ou obrigação ;simplesmente gosto da atividade, do desafio , do prazer que meu cérebro sente quando entende algo nebuloso ou simplesmente quando aprende algo que não sabia.
Na infância, quase não me lembro de meus hábitos nessa época mas guardei alguns boletins e me divirto ao ver meu desempenho, claro que não eram em todas as disciplinas , como bom nerd  era um fiasco em educação física, óbvio sempre uma das últimas a ser escolhida para os times; entretanto na hora da prova os colegas disputavam um bom lugar ao meu lado.
Até hoje sou  assim  magrinha e em forma , desenvolvi o gosto pelo esporte, claro a natação: nerd, tímida, nunca ia ser a líder do handball.
No colegiallembro que  havia a publicação de um jornal e semestralmente estampavam a fotinho 3x4 dos melhores alunos de todas as séries, sem grandes esforços claro estava lá....na galeria dos nerds como costumavam nos chamar.
Aguentei muita piada quando adolescente , além de cdf ainda usava um aparelho ortodôntico horroroso e era magrela como uma tábua, mas quer saber a grande verdade, nunca tive qualquer problema de auto estima , como boa estudante e leitora assídua de vários livros sabia que aparência por si só não se sustenta por muito tempo.
E mais  sabia que os livros a´lém de conhecimento me trariam liberdade de pensar e defender com argumentos concretos meus pontos de vista, então para olhares enviseados  sempre pensava assim das minhas coleguinhas : elas ainda não descobriram a infindade de coisas interessantes que há para se ver no mundo ....
E durante anos foi  tudo fácil, ´fácil até entrar na faculdade, fiz Unicamp , nerd? não ! inteligente e esforçada...... , mas aí o bixo pegou , nunca estudei tanto na vida e tive tanta frustação como lá,  rachava de estudar para tirar míseros 3 , numa escala de 0 a 10.
Mesmo assim  nunca desisti, estudar é uma atividade introspectiva, e sempre tive organização e perseverança , sempre foi algo que me  faz se sentir bem, na minha mente a única direção era se algum fulano conseguiu também consigo, e assim foi , me formei em cinco anos e daqueles 60 alunos que começaram a graduação no final éramos apenas 8 sobreviventes.
 Nessa época nunca  deixei de me divertir , no way, não perdia as melhores  festas, jogava nos intercursos, participei das maratomas, namorei e viajei um bocado .
Nós morávamos em uma república e lá pelas tantas da madrugada olhávamos os prédios ao redor e víamos algumas janelas acesas, no interior sempre alguns grupos de jovens a devorar seus livros de cálculo, fisiologia ou literatura....e assim já sabíamos que aquele deteminado apê também era uma república de estudantes.
Fiz pós graduação há alguns anos , e há um tempo atrás quando dava aulas em uma universidade reparei o quão duro é para a imensa maioria dos alunos estudar e trabalhar ao mesmo tempo, graças a meus pais valorizarem a educação tive o privilégio de poder apenas estudar até o término da faculdade.
A diferença de interesse entre alunos de uma faculdade pública para uma particular , principalmnte a noite, é abismal; e não falo de conteúdo , falo de interesse em aprendizado, em ser mais culto e não apenas ter grau de formação universitário. em ir além de um diploma.
Há pouco tempo voltei a estudar inglês , por puro prazer, porque amo línguas e quero descobrir o mundo by myself , na pequena amostra que tive nas férias já me empolguei ao  conhecer uns franceses, australianas e graças ao inglês compartilhamos nossas diferenças culturais.
Essa semana tenho prova final  e cá estou a devorar os livrinhos do Skyhigh....  admiro quem tem a fluência numa língua adicional, algo que ainda estou longe,  mas tem  aquela velha motivação nerd :se alguém chegou lá  também consigo.
These are my resolutions and what I'd been trying to accomplish.
Wish me luck!

20 junho, 2010

I´m just tired and bored with myself

I get up in the evening
And i ain´t got nothing to say
I come home in the morning
I go to bed feeling the same way
I ain´t nothing but tired
Man i´m just tired and bored with myself
Hey there baby i could use just a little help
You can´t start a fire
You can´t start a fire without a spark
This gun´s for hire
Even if we´re just dancing in the dark
Message keeps getting clearer
Radio´s on and i´m moving ´round the place
I check my look in the mirror
I wanna change my clothes, my hair, my face
Man i ain´t getting nowhere just living
In a dump like this
There´s something happening somewhere
Baby i just know that there is
You can´t start a fire...
You sit around getting older
There´s a joke here somewhere and it´s on me
I´ll shake this world off my shoulders
Come on baby the laugh´s on me
Stay on the streets of this town
And they´ll be carving you up all right
They say you gotta stay hungry
Hey baby i´m just about starving tonight
I´m dying for some action
I´m sick of sitting around here trying to write
This book
I need a love reaction
Come on now baby gimme just one look
You can´t start a fire sitting ´round crying
Over a broken heart
This gun´s for hire
Even if we´re just dancing in the dark
You can´t start a fire worrying about
Your little world falling apart
This gun´s for hireEven if we´re just dancing in the dark
Even if we´re just dancing in the dark...
Bruce Springteen - Dancing in the dark


18 junho, 2010

Pensar, pensar

"Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de refexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, nao vamos a parte nenhuma." José Saramago

Faleceu hoje na Espanha José Saramago .

Ateu convicto, odiado por fundamentalistas católicos e fundamentalistas judeus, foi muito além da escrita brilhante: Saramago foi um homem de profunda coerência em seus princípios, nos ideais que defendia.

Produziu muito ao longo de seus 87 anos mais de uma dezena de romances, contos, poesias, crônicas, teatro, diários e memórias…

 Se tem a idéia de que José Saramago eliminou nos seus textos a pontuação, os académicos e o autor dizem-lhe que essa ideia é errada. O prémio Nobel da Literatura português inovou na maneira como utiliza o ponto final e a vírgula – ele prefere chamar-lhe os sinais de pausa –, marcando a frase com um outro ritmo dado pela oralidade. Saramago subverteu a norma: pôs tudo em estado de desordem, revolucionou.

10 junho, 2010

Nando Reis

Todos nós sofremos duas pressões: uma é da segurança do conhecido; a outra é a atração ao novo. E assim como no crescimento das crianças que deixam para trás o que  é familiar; crescer é resumidamente abrir mão do velho.
Tá e porque eu tô falando sobre isso no post do Nando Reis?
Porque eu nunca fui  A fã, conheco menos do que uma dúzia de músicas dele, mas aceitei de primeira o convite para ver seu show,e mais uma vez tive a confirmação de que quando não criamos grandes expectativas tudo fica muito melhor.
O show foi ótimo, tenho certeza de que a motivação beneficente do Graac*Fundação Orsa*MacDonalds colaborou para a sinergia do lugar e da vibração das pessoas que lá estiveram.
Só vem a confirmar que muitas vezes o recuo pode ser um pressuposto necessário a um grande avanço, explico melhor, tem que deixar o apego as idéias enraizadas,as manias, ao ter o que quer na hora que quer.Espantar a hesitação  ao novo para ficar com  a segurança do velho.
Então recuar algumas vezes a preconceitos, ser menos turrão e mais aberto ao diferente pode ser fantástico.
Nando Reis me surpreendeu, sua capacidade de composição é admirável e  me rendi a sua criatividade e sensibilidade.
 Pra você  guardei o amor
http://www.youtube.com/watch?v=doDbiFihpCw

04 junho, 2010

Corpus christi


O dia de Corpus Christi acontece 60 dias após a Páscoa, sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.
A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.
A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.
No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.
A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.
A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida.
A foto acima é do caminho da procissão, decorado em patchwork,  exposto na rua da Igreja da Gruta, em Alphaville.

01 junho, 2010

Quebrando o ritmo

 Costumo me concentrar de cabeça quando estou trabalhando, salvo alguns dias quando bate uma preguiça ou um tédio sem graça , caso contrário minha cabeça sempre está a mil, fazendo várias coisas ao mesmo tempo.
Não dá mais para confiar na minha cabeça ela insiste em lembrar o menos importante e esquecer o que era para ontem, então vivo anotando minhas pendências no papel ou nas notas do outlook.
Ano passado passei uns quatro meses a data da revacinação das cachorras , hoje esqueci de entregar uma encomenda mensal de um cliente, coisa que deveria ter feito no final do mes passado como combinado, e anotado??? não eu esqueci de anotar!!!
Mas não sou nada irresponsável , dei meus pulos e vapt eu mesma corri atrás do prejuizo, fiz a entrega em horário comercial a tempo de me livrar de uma saia justa com meu cliente.
Então..... só que o post não era para falar disso , era só para dar uma idéia da correria que um trabalho faz na vida de alguém e eu nem tenho dupla jornada,chego em casa e desligo.
É para falar que apesar da correria que é essa vida , apesar desse turbilhão de tarefas, a vida dá pausas e te oferece trégua.
Ontém mesma na minha meditação pensei no quanto minha vida estava árida nos últimos dias e humildemente pedi consolo.
 Rezo sim e isso me faz muito bem .
Olha aí a resposta à meditação: nessa correria recebi um telefonema super legal de um velho amigo,  tava tão na pilha por ter esquecido de entregar para aquele tal cliente, que não reconheci sua voz, e para piorar ele tava  só de brincadeira e não se identificou,  veio todo carente dizendo " C Jorqueira , puxa não reconhece mais seu amigo", pensei: quem é o carente da semana?
Só podia ser você amigão, das antigas, e não só quebrou meu ritmo como encheu meu coração de alegria .
No passado compartilhamos a adolescência despreocupada.
Hoje compartilhamos expectativas, lucros e dissabores de ser um empreendedor nesse país , meu amigo é chef, dono de restaurante numa cidade do interior, e me conhece desde os 14 anos. Se ele soubesse que já me fez chorar de alegria e saudosismo numa dessas ligações:))
Nos apoiamos mutuamente ao longo desses anos e isso além de me confortar é gratificante pois se sentir querido por amigos de longa data é muito bom.
Fabi torço sempre por você, obrigada pelas vibrações de hoje amigão, como sempre fez meu dia muito feliz.
Quando vai ser a próxima vez que vou te encontrar querido!? Ah  tem que ser ao acaso  porque isso virou  nossa marca.