24 janeiro, 2010

Signs

http://www.youtube.com/watch?v=uy0HNWto0UY

One of the 2009 Cannes Lions winners!

A simple short film about communication.

Destino


Sinto que o destino é como um dueto;duas vozes, o resultado entre a providência divina e o esforço próprio, em metade dele não temos qualquer controle; a outra parte está inteiramente em minhas mãos, e minhas ações ou omissões terão consequências perceptíveis. Não sou uma marionete dos deuses , nem tampouco senhora do meu próprio destino, sou um pouco de ambos.
Vôo pela vida me equilibrando em duas asas, as vezes sobrevôo, dispenco ou vou até o cume ; uma asa é o destino e a outra o livre arbítrio.
E a pergunta que surge é qual das asas está em desequilibrio?Porque a asa não está sob meu controle , com qual asa devo parar de me preocupar, qual delas me guia num esforço concentrado, qual delas me leva a alcançar vôos de plenitude?
Há muitas coisas em meu destino que não posso controlar, mas algumas sim estão sob minha rédea , posso decidir como gasto meu tempo, com quem interajo, com quem compartilho minhas inseguranças, com quem compartilho meu corpo, minha vida, minha energia.Posso decidir o que como, o que leio, o que escrevo. Posso escolher como vou encarar as circunstâncias desafortunadas da minha vida, posso me sentir sem forças para adotar o ponto de vista mais otimista, posso escolher minhas palavras e o tom de voz com que falo com os outros, e acima de tudo posso escolher meus pensamentos.
A minha mente é a única coisa que quero controlar, posso largar todo o resto , mas se não conseguir dominar meus pensamentos, terei muitos problemas .
Não se trata de repressão nem negação, pois estas inventam jogos complicados para fingir que os pensamentos e sentimentos negativos não estão acontecendo. Deixe me explicar estou falando de reconhecer a existência dos pensamentos negativos, entender de onde vieram e então com coragem ter a capacidade de perdoar e mandá-los embora.
Deixá-los ir embora as vezes é um sacrifício, é perder hábitos enraizados, implicâncias e padrões conhecidos, é uma vigilância constante consigo.
Assim me forcei a prestar atenção em meus pensamentos e toda vez que algum desprezível aparece tento dizer não vou mais abrigar pensamentos que não forem saudáveis.
Minha mente será um porto, uma baía tranquila, um lugar pacícifico que cultivará a tranqulidade.

"Eu não tenho mais medo "

“A mais dura das guerras é a guerra contra si mesmo.
É preciso chegar até desarmar-se.
Tenho lutado nesta guerra durante anos. Foi terrível. Mas hoje estou desarmado.
Não tenho mais medo de nada, porque o amor lança fora o temor.
Estou desarmado da vontade de ter razão, de justificar-me, desqualificando os outros.
Não estou mais em guarda, à defensiva, ciumentamente crispado sobre minhas riquezas.
Acolho e partilho.
Não estou apegado, particularmente às minhas idéias, aos meus projetos.
Se alguém me apresenta outras melhores, aliás, não só melhores, mas simplesmente boas, aceito-as sem mágoa.
Renunciei ao comparativo.
Aquilo que é bom, verdadeiro, real, é sempre o melhor para mim.
Por isso, eu não tenho mais medo.
Quando não se tem nada, não se tem mais medo.
Se estamos desarmados, despojados, abertos ao Deus-Homem, que faz novas todas as coisas,
Ele apaga o passado ruim, e nos traz um tempo novo onde tudo é possível.”

Patriarca Atenágoras, ortodoxo, governou a sede de Constantinopla de 1949 – 1972
Só podia ter lido da Bianca algo tão verdadeiro!!!

12 janeiro, 2010

Definitivo

Ando sem inspiração para escrever , quieta em meus pensamentos , procurando entendimento nas leituras edificantes.....

"Definitivo, como tudo o que é simples.
Nossa dor não advém das coisas vividas,mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram.Por que sofremos tanto por amor?
O certo seria a gente não sofrer,apenas agradecer por termos conhecido uma pessoa tão bacana,que gerou em nós um sentimento intenso e que nos fez companhia por um tempo razoável,um tempo feliz.
Sofremos por quê?
Porque automaticamente esquecemos o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projeções irrealizadas,por todas as cidades que gostaríamos de ter conhecido ao lado do nosso amor e não conhecemos,por todos os filhos que gostaríamos de ter tido junto e não tivemos,por todos os shows e livros e silêncios que gostaríamos de ter compartilhado,e não compartilhamos.
Por todos os beijos cancelados,pela eternidade.
Sofremos não porque nosso trabalho é desgastante e paga pouco,mas por todas as horas livres que deixamos de ter para ir ao cinema,para conversar com um amigo,para nadar, para namorar.
Sofremos não porque nossa mãe é impaciente conosco,mas por todos os momentos em que poderíamos estar confidenciando a ela nossas mais profundas angústias se ela estivesse interessada em nos compreender.
Sofremos não porque nosso time perdeu,mas pela euforia sufocada. Sofremos não porque envelhecemos,mas porque o futuro está sendo confiscado de nós,impedindo assim que mil aventuras nos aconteçam, todas aquelas com as quais sonhamos e nunca chegamos a experimentar.
Como aliviar a dor do que não foi vivido?
A resposta é simples como um verso:
Se iludindo menos e vivendo mais!!!
A cada dia que vivo,mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos,nas forças que não usamos,na prudência egoísta que nada arrisca,e que, esquivando-se do sofrimento,perdemos também a felicidade.
A dor é inevitável.
O sofrimento é opcional..."

Carlos Drumond de Andrade

Trator

Você me diz que sou igual ventania
você me diz que eu sou igual ao trator
que puxa, tira, leva, arrasta e move
tudo que encontro eu quero logo amassar
o trator esmaga o sentimento
o amor não pode mais respirar
por favor, não quero o seu tormento
por favor, o que eu quero é amar
Eu fui então buscar no meu dicionário
que o trator vem do latim atraire
que a força que faz mover o meu mundo
é cativar, é seduzir, encantar cativar
sem fazer ninguém escravo
seduzir sem enganar ou mentir
e querer descobrir a maravilha:
encantar quem já é dona de mim
Sou é sem jeito, esbarro no mundo
o meu mal feito é querer acertar
sou é poeta, sou garimpeiro
mas o meu ouro eu não pude achar
sou pescador que sonha seu peixe
eu sou um barco perdido no mar
o meu caminho, o meu desejo
é ser seu guia, seu porto, seu cais.

Essa música expressou meus sentimentos anteontém a noite e me me trouxe alegria

05 janeiro, 2010

Avatar


Hoje assisti Avatar, sessão disputada, comprei os ingressos há uma semana e só para a sessão das 17:30 em plena semana porque a noite no way..., tudo esgotado.
Adorei, primeiro porque a companhia era especial, e desde E.T nunca tinha me envolvido tanto para ver um filme..... com todas as filas ,burburinhos, comentários...estreei a sala 3D Imax ,foi o máximo!
Olha eu não babei mas que me peguei algumas vezes boquiaberta isso é fato, adorei, me senti adolescente num mar de aventuras, saí de lá com a sensação de liberdade nas veias. A despeito de toda tecnologia, imagens deslumbrantes, a história é simples e por isso encanta , mas ele concebeu algo inovador para as telas de cinema, uma mensagem para despertar a consciência e descongelar o coração dos humanos.
Ele fala da energia que todos têm dentro de si, do poder da mente, da conexão entre todos os seres, do amor que faz brilhar os olhos e unir todos.
Vivo em São Paulo a cidade do concreto, da aspereza, de muita indiferença , materialismo e uma porção de coisas ruins e as vezes me sinto um N'avi por aqui porque acredito na pureza , idealizo mais sentimentos entre todos, e sinto falta da contemplação da natureza que deixa minha alma leve.
Quando posso fujo para os lagos da Aldeia, as vezes levo os cães e subo a serra, em dez minutos a paisagem se transforma , dou uma volta no lago, espero os gansos se aproximarem, desço até a beira da margem e contemplo, só contemplo, agradeço , rezo e sinto tanta mas tanta plenitude que transborda pelos poros. Como o povo N'avi, os lagos são a minha Pandora, os pássaros, as árvores, a água verdinha, tudo é um espetáculo de vida e beleza.
Lá não tem a árvore das almas a provedora da vida e da morte, uma das abordagens q o filme tenta mostrar através de simbolismos, o movimento de um humano assumindo uma grande causa para toodo o povo da qual agora ele faz parte, uma vida nova, num novo mundo onde ele faria a diferença.
Enquanto buscamos riquezas materiais os N'avis cultivam valores psicológicos duráveis: sentimentos, então Jake , o humano, aprende a ver Pandora com os olhos da alma, ele aprende a sentir, a observar a floresta iluminada, aquelas montanhas suspensas, tudo exalando vida e essência.
A vida humana, o desenvolvimento e o processo de transformação da consciência no coração de um paraplégico que quando transcede de energia e vai para Pandora tem até um dragão alado, ele o consquista, se conecta a seu animal e voa o que lhe traz a deliciosa sensação de liberdade.
Infelizmente a guerra se inicia provocada pelos humanos, a ganância e conquista a qualquer preço,e não é assim, se olharmos ao redor , o que estamos fazendo com nossas florestas, rios, recursos naturais? As máquinas, o sistema de domínio e poder, etc… e de outro lado todo esse mundo novo, em harmonia e equilibrio, em cores incríveis, de liberdade, onde tudo se mostra conectado, a grande rede, como uma grande vida que se extende por trás de todas as coisas.
É claro que a consciência de Jake escolhe o novo e libertador, mas pra conquistar definitivamente esse novo estado de ser ele cruza a linha divisória além da vida humana e sob a árvore das almas ele renasce completamente como avatar, ele renasce num outro corpo, faltou pouco para eu não chorar, não preciso explicar porque.
Se sentir meio N'avi algumas vezes não me deixa triste , pelo contrário , é a certeza de que dentro de mim ainda sopra a voz da consciência de que a terra precisa de sensibilidade.
É a força desse sentimento, dessa conexão com tudo que não se exprime com palavras.
Na alegria do vento batendo no meu rosto às margens do lago...

Só hoje

Hoje acordei com tanta vontade
Vontade de ficar na cama
De poder abraçar as árvores que vi pelo caminho
De perceber com mais sensibilidade q o caminho é lindo
Que há tantas palmeiras
Um morro maravilhoso
Que o sol ainda estava com preguiça de sair
Qeu eu tenho um amor tão grande pela vida
E pelas coisas tão simples e lindas que ela me oferece
Uma gratidão invadiu meu peito esta manhã
A sensação divina de ser humana
de estar grato por viver uma
vida tão plena
De ver a lealdade nos olhos do meu cachorro
De sentir o rumo que minha vida vem tomando
De sentir saudade de algumas coisas que vivi
De amigos que há tempo não vejo
Do trabalho que me traz felicidade
De ouvir Alton Ellis na pureza de Loving You
Sensação de paz
De gratidão e amor
Por tudo e todos que hoje
Me fizeram suspirar logo pela manhã........