29 julho, 2011

sucesso, fracasso e perfeccionismo

Alguns pensam que perfeccionismo é virtude, mas não é. É garantia de sofrimento, já que a perfeição é inatingível.
Os perfeccionistas sofrem porque não importa o quanto se esforcem, terminam constatando que não alcançaram a “perfeição”. Se, ao invés dessa meta inalcançável, estivem buscando a excelência, certamente se sentiriam mais fortes, motivados e capazes. Isso porque a excelência de cada coisa, projeto ou objetivo é definida levando-se em consideração as condições prévias, os recursos existentes, o prazo disponível, o grau de experiência e competência, os apoios possíveis, dentre outros fatores que influenciam todo e qualquer resultado.
 Por outro lado, ao se definir a perfeição de algo, desconsideram-se o contexto, o momento, as possibilidades e limitações. Não é algo inteligente de se fazer, portanto.
Dentre os efeitos colaterais do perfeccionismo destaca-se a “ansiedade de desempenho”.
A obsessão pelo sucesso e o medo de fracassar não ajudam a pessoa a avançar, crescer e conquistar o que almeja, mas sim, interferem negativamente como uma profecia auto-realizadora.
Para se libertar dessas amarras, é preciso buscar a nossa própria definição pessoal de “sucesso” e “fracasso”.
 Embora todos acreditem “pensar com a sua própria cabeça”, a verdade é que a maioria de nossos modelos mentais é construída sobre crenças e conceitos que absorvemos de modo inconsciente da cultura em que estamos imersos.
O primeiro passo, portanto, é questionar cada uma das premissas sobre as quais nosso modelo mental de sucesso e fracasso se baseia.

Ao refletir profundamente, você descobrirá que só existem três possíveis fracassos na vida:
1. NÃO TENTAR - Quando você está com tanto medo de errar ou perder que decide que é melhor desistir, mesmo sem haver tentado.
2. DESISTIR - Quando você tenta um pouco, por algum tempo, percebe que o seu sonho é desafiador, e então decide que será mais fácil mudar de sonho, ao invés de lutar por ele. (É claro que há situações nas quais você já fez todos os esforços para atingir uma meta, já tentou todas as estratégias e, após uma cuidadosa avaliação, decide estabelecer uma nova meta para si mesmo. Isto não é desistência!).
3. NÃO APRENDER COM AS TENTATIVAS E ERROS - É preciso perguntar-se, sempre: “o que posso aprender dessa experiência? Que lições posso extrair dessa dificuldade?” Quando não se faz esse tipo de questionamento, o passar do tempo acarreta apenas no aumento da idade, e não no amadurecimento.
Maturidade provém da reflexão e do auto-conhecimento, não do envelhecimento.
Quem compreender esses fatos, nunca se sentirá um fracassado na vida.
Mesmo se houver tentado tudo o que podia e tudo tiver saído “errado”, saberá que tudo isso foram TENTATIVAS, e não fracassos.
Entenderá também que fracassar em uma situação específica não significa, de modo algum, ser um fracassado (por inteiro)!
Tentar conscientemente é aprender. E aprender traz experiência.
A experiência nos prepara para não repetir os mesmos erros.
Então, cometem-se outros erros, que vão ensinar novas lições.
Os erros que a gente comete nesta vida costumam ser mais lembrados do que os acertos.
Nada de novo sob a ótica de que rir das fraquezas alheias é uma atitude humana. Mas não precisávamos ser tão humanos assim.

Se perdoe!

as emoções não mudaram com a modernidade...

Parece tão óbvio mas porque não pensei nisso antes:
Toda decisão está sujeita a erros; mas através da experimentação se consegue avançar e aprimorar o modo de pensar. O indeciso evolui pouco.
A indecisão também se manifesta de forma clara nos que não gostam de assumir a responsabilidade por seus atos: a escolha pode estar errada!
Em muitas situações a dúvida e a indecisão se justificam: é o que acontece quando há dilemas em que os prós e os contras estão equilibrados.
A preguiça não é a causa; é a consequência da falta de interesses, da incapacidade de lidar com dores, fracassos e de sacrificar o presente.
Às vezes penso que a intolerância a frustrações tem aumentado a ponto de certas pessoas não tolerarem a idéia de terem que renunciar a algo. F.Gikovate
Como diz Lya Luft: quando alguém resolve não pagar mais o altíssimo tributo da acomodação, mas construir e viver sua história, está pela primeira vez para si mesmo dizendo SIM...... sim a felicidade que requer soma, paciência, conquista ,parceria, esforço e dedicação.

25 julho, 2011

Elsa & Fred

posso assistir n vezes, sempre rirei muito bem como me emocionarei diante dessa velhinha e sua paixão pela alegria de viver..... é contagiante!

- Elsa.
- O que esqueci dessa vez?
- Isto. Se precisa do dinheiro. Não, não posso aceitar.
- Sua filha foi grossa comigo.
- Não ligue para Cuca. ela é temperamental, mas é boa.
- Cuca?
- Sim. Seu nome é Alicia, mas nós a chamamos de Cuca.
- Não posso.
- Tome. Fique com o cheque e pague quando puder. Darei o dinheiro para a minha filha, vai acalmá-la. O mais importante no momento são seus netos.
- Você é um anjo. Diferente da Cuckoo. Sei que foi uma piada de mau gosto. E você não gostou. Não quis ofender.
- Tudo bem.
- Alfredo. Obrigada.
“ A filha deve ter puxado a mãe...pois este viúvo é um charme.”
_______________________________________
Nunca foi feliz com ele?- No início, talvez. Mas não por muito tempo. Foi culpa dele. E você? Qual foi a coisa mais ousada que já fez?- Ousada? Não sei. Fiz muitas coisas. Mandei Cuca para a universidade... dei uma vida confortável à minha esposa. Vivi para a minha família. Tinha um bom trabalho. Quarenta anos trabalhando para a mesma empresa. Telefonica.- Como pôde ficar 40 anos no mesmo lugar? E você deu muitas risadas?- Que pergunta!- Não, é uma pergunta muito pessoal.- Acho que não. Que pena. - Mas ainda tem tempo. Ainda tenho tempo. Primeiro fique perto de mim... como vizinha, como amiga... Tanto faz. Sei que vai voltar a rir de novo.

_______________________________________- Sexta-feira esqueci de tomar o comprimido verde.- Por quê? Algum amor novo tão tarde na vida, talvez? Sério?- Bem, só estamos começando. Eu diria que estamos no ponto em que chamaria de uma "rara amizade".

- Quantos anos ele tem?- Não sei, 27, 28. Ele tem 78. Mas é impecável. Um pouco. Não sei....Um pouco opaco.
- Opaco?- Sim, opaco. Um tipo contido. De uma vida inteira fazendo as coisas certinhas. Muito chato, sabe? Nunca cometeu um deslize. Nunca se meteu numa encrenca. E ele adora ser doente.- Não creio que ele gosta disso.- Doutor. (...) Ele vive falando da morte.
Vou fazer aquele dinossauro viver, doutor.

18 julho, 2011

Terminal de cargas....

"Você acredita que carrega malas alheias? Vamos fazer um exercício? Como você reage quando seu filho não quer fazer a lição? Ou quando alguém não consegue arrumar a própria mala para a viagem de férias, perde a hora do trabalho com frequência, gasta mais do que ganha... e muitas coisinhas mais que vão fazendo você correr em desvario para tapar buracos que não criou e evitar problemas que não afetam sua vida diretamente?
Não afetam a sua vida, mas afetam a vida de pessoas queridas, então, você sai correndo e pega todas as malas que estão jogadas pelo caminho e as coloca no lombo (lombo aqui cai muito bem, fala a verdade) e a sua mala, que é a única que você tem a obrigação de carregar, fica lá, num canto qualquer da estação. Repetindo, a sua mala, que é a única que você tem obrigação de carregar, fica lá jogada na estação!
Temos uma jornada e um propósito aqui neste planeta e quando perdemos o foco, passamos a executar os propósitos alheios.
A estrada é longa e o caminho muitas vezes nos esgota, pois o peso da carga que nós nos atribuímos não é proporcional à nossa capacidade, à nossa resistência e o esgotamento aparece de repente. Esse é o primeiro toque que a vida nos dá, pois, quando o investimento não é proporcional ao retorno, ou seja, quando damos muito mais do que recebemos na vida, nos relacionamentos humanos ou profissionais, é porque certamente estamos carregando pesos desnecessários e inúteis.
Quando olhamos para um novo dia como se ele fosse mais um objetivo a cumprir, chegou a hora de parar para rever o que estamos fazendo com o nosso precioso tempo. O peso e o cansaço nos tornam insensíveis à beleza da vida e acabamos racionalizando o que deveria ser sacralizado.
É o peso da mala que nos deixa assim empedernido. Quanto ela pesa? Quanto sofrimento carregamos inutilmente, mágoa, preocupação, controle, ansiedade, excesso de zelo, tudo o que exaure a nossa energia vital. E o medo, o que ele faz com a gente e quanta coisa ele cria que muitas vezes só existe dentro da nossa cabeça? Sabe que às vezes temos tanto medo de olhar para a própria vida que preferimos tomar conta da vida dos filhos, do marido, do pai, da mãe... e a nossa mala fica na estação...
O momento é esse, vamos identificar essa bagagem: ela é sua? Ótimo, então é hora de começar uma grande limpeza para jogar fora o lixo que não interessa e caminhar mais leve.
Agora, se o excesso de peso que você carrega vem de cargas alheias, chegou a hora de corajosamente devolvê-las aos interessados.
Não se intimide, tampouco fique com a consciência pesada por achar que a pessoa vai sucumbir ao fardo excessivo. Ao contrário, nesse momento você estará dando a ela a oportunidade de aprender a carregar a própria mala.
A vida assim compartilhada fica muito mais suave, pois os relacionamentos com bases mais justas e equânimes acabam se tornando mais amorosos, sem cobranças e a liberdade abre um grande espaço para a cumplicidade e o afeto.
Onde está a sua mala?"

11 julho, 2011

O que te faz feliz?

É certo que é romântico uma pessoa estar apaixonada. Mas numa proposta concreta há romance?

Segundo Oscar Wilde a própria essência do romance é a incerteza.

A certeza de termos alguém mata o desejo que sentimos em tê-la(o) conosco realmente, porque tudo já nos é certo e não sentimos que a(o) podemos perder tão facilmente?

E será que o caminho é ter, não é ilusão achar que se tem ao outro?

Se somos plenos buscamos um amor que liberta , uma parceria; não um aprisionamento disfarçado em juras de paixão eterna.

Então amamos mais o desejar que o objeto do nosso desejo???

O objetivo para o qual o princípio do prazer nos impele — o de sermos felizes — não é atingível; contudo, não podemos ou melhor, não temos o direito de desistir do esforço da sua realização de uma maneira ou de outra.

Caminhos muito diferentes podem ser seguidos para isso; alguns dedicam-se ao aspecto positivo do objetivo, o atingir do prazer; outros o negativo, o evitar da dor.

Por nenhum destes caminhos conseguimos atingir tudo o que desejamos. . Não há uma receita .......

Toda a espécie de fatores influencia nossa escolha. Depende da quantidade de satisfação real que encontrarmos no mundo externo, e até onde acha necessário tornar-se independente dele.

Por fim, na confiança que temos em si próprio; do  poder de se modificar conforme os próprios desejos.

Freud era visionário....

07 julho, 2011

To feel so good

...... tinha que ser com a música  de Madeleine Peyroux esse doce  Déjà Vu


To Love you all over again - Madeleine
http://youtu.be/5D_smyiIiLU

03 julho, 2011

Um século

A juventude é um tesouro que podemos ter em todas as idades.
Se o pensamento é que faz o homem ser o que é, nós somos o que pensamos. Teremos a  juventude enquanto pensarmos como jovem. Só perdemos a juventude quando perdemos o interesse pela vida, quando deixamos de sonhar, de querer alcançar novos horizontes, quando nos fechamos a novas experiências, a coisas novas.
 Não deixe que seu espírito envelheça;ele é mais importante que sua aparência!
Quando percebo a lucidez de compreensão em seu olhar ,  observando sua serenidade em uma das despedidas mais difícil de nossas vidas ,entendi a riqueza das diferenças entre cada ser humano, não que ser diferente seja ser estranho, ou esquisito. Quer dizer que você é normal , feliz,e único para o universo.
Na sua trajetória centenária já tiveste tempo e oportunidades para vivenciar inúmeras alegrias e dissabores ; se posicionando sem receio em suas decisões,  brilhantes ou não, pouco importa.
Assustador é aceitar quando o" fim "está próximo, sua parceira fez a passagem há poucos dias, você viu de perto o quanto ela resistiu e  vendo a lutar contra a morte por quase um mês pensei que apesar de sacrificada e dura que tenha sido sua vida, ela queria ficar. Você deve ser um dos motivos fortes que ela tinha para não  partir , de um jeito diferente, vocês tinham um ao outro para se apoiar, ela viveu por 92 anos, você já passou pelos 100.
Sem impor suas convicções , seguem deixando seu  legado; de como a encarar a vida: amando, rindo, chorando , nunca sendo vítima,  sempre ciente das suas falhas, da sua parte de  responsabilidade nas derrotas; celebrando suas conquistas.
Agora quando as lágrimas descem e você sela o último beijo na sua parceira ; nos presenteia com um doce presente:  o agradecimento pela chance de ter vivido plenamente.

02 julho, 2011

Aqui - Ana Carolina

http://youtu.be/fl0qz_mhg_A
Eu nunca disse que iria ser
A pessoa certa pra você
Mas sou eu quem te adora
Se fico um tempo sem te procurar
É pra saudade nos aproximar
E eu já não vejo a hora

Eu não consigo esconder
Certo ou errado, eu quero ter você
Você sabe que eu não sei jogar
Não é meu dom representar
Não dá pra disfarçar
Eu tento aparentar frieza mas não dá
É como uma represa pronta pra jorrar
Querendo iluminar
A estrada, a casa, o quarto onde você está
Não dá pra ocultar
Algo preso quer sair do meu olhar
Atravessar montanhas e te alcançar
Tocar o seu olhar
Te fazer me enxergar e se enxergar em mim

Aqui
Agora que você parece não ligar
Que já não pensa e já não quer pensar
Dizendo que não sente nada
Estou lembrando menos de você
Falta pouco pra me convencer
Que sou a pessoa errada

Eu não consigo esconder
Certo ou errado, eu quero ter você
Você sabe que eu não sei jogar
Não é meu dom representar
Não dá pra disfarçar
Eu tento aparentar frieza mas não dá
É como uma represa pronta pra jorrar
Querendo iluminar
A estrada, a casa, o quarto onde você está
Não dá pra ocultar
Algo preso quer sair do meu olhar
Atravessar montanhas e te alcançar
Tocar o seu olhar
Te fazer me enxergar e se enxergar em mim