29 abril, 2010

? ! Citações

"e se o inconsciente fosse um ponto de exclamação!
e a consciência um ponto de interrogação?"
Autor??

"Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver,
acrescentariam nova luminosidade às estrelas,
 nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens."
Fernando Pessoa

26 abril, 2010

Impressões aos 36....

Eu não tive filhos ainda, portanto muitas das preocupações de mulheres da minha idade não fazem sentido para mim.
Preocupo-me entre outras  coisas com uma alimentação saudável, o bem estar de minha família, o equilibrio entre o pessoal e o profissional.
 E penso em como me livrar do maior de todos os males modernos: o medo que a maioria das pessoas tem de se entregar ao amor.
 Todo mundo transa e ninguém pega na mão.
Não falo de compromisso, falo de conforto, que é a melhor coisa pra se ter depois do sexo.
Não tenho a neura da badalação, prefiro aproveitar as infinitas opções gastronômicas de qualquer cidade.
Ultimamente ando perambulando pelo mundo em viagens aqui e acolá e nessas descobri a infinidade de pessoas , comportamentos e culturas que o mundo me oferece.
Começo a pensar que de certa forma a gente não reage bem às adversidades, ainda que elas venham sem bater e não escolham o seu alvo. Em tudo há um motivo mas, sempre que você vê o outro tendo que engolir algo ‘ináceitável’ em sua opinião, vem aquele alívio pois o problema bateu à porta dele, não à sua. Daí, quando você menos espera vem o seu fardo e aquilo passa a ser um pesadelo, ao qual você, se pudesse escolher, nunca teria entrado.
Claro que tenho o meu, aí não sei o que fazer, me vejo encurralada, penso até sair fumaçinha dos miolos, tento achar alternativas, descarto-as no instante seguinte , tento rascunhar algo, risco o que pensei, "amasso" a idéia, jogo fora, mudo de ideia e vou buscar a solução que foi parar no lixo, olho aquilo, coloco a mão na cabeça e bate um desespero, começo a chorar, sou a vítima, de mãos atadas, refém do destino que me amaldiçoou e então....... nego.
Adormeço e acordo com a sensação de que fui jogada de cima do caminhão de mudanças, só que no planeta Saturno.
Bem, no dia seguinte me conformo, não com sorriso largo no rosto, mas olho para os lados e penso ‘fazer o que? Não posso ficar parada e sigo, em tom melancólico com a filosofia do pelo menos em sonho atendo meus desejos.
Uma vez um amigo disse que eu era um diamante; que precisava apenas ser lapidado,os anos passaram , amadureci e percebi que  me lapidei sim mas não superficialmente e ao contrário do que fazem no carvão , a transformação expressiva  foi em meu interior, de dentro para fora; e hoje o autor da frase que perpetuou em  minha mente me presenteia com a indiferença, se já não bastassem os milhares de km que nos separam. Talvez  ainda não tenha compreendido que sua sugestiva lapidação leva tempo ou jamais compreenda que transformações nem sempre são instantâneas  de qualquer forma eu o compreendo, mas confesso que me entristeço.
Acho que ser humano deveria ser mais preparado para enfrentar os impactos da vida. Não sei se ao dizer isso  me remeto a uma visão ínfima da existência humana, mas o fato é que além de considerar os dissabores da vida, estes são inesperados, vêm quando menos esperamos e passamos a não contar mais com eles porque depois de certo tempo, as tais das experiências fazem da gente um pouco arrogantes, certos de nossos deveres, direitos e aprendizados de que, seja qual for nossa decisão, tudo sairá perfeito?
 Bem, às vezes não sairá tudo perfeito.
Redundante? Não me importo, não escrevo para te elucidar e sim ir além da superficialidade explícita, um artigo de luxo na sociedade que vivo.
O que eu quero dizer é que problemas existem, mas tem um bocado de gente, inclusive eu, que reza para passar longe e reza também para viver uma vida inteira sem, ainda que eles façam da gente pessoas mais espiritualizadas e capazes de enfrentá-los no futuro.
No fim a gente acha que tudo vai ficando mais fácil na medida em que vivemos. Daí ficamos arrogantes. Lá na frente a gente toma um tropeço ainda maior, fica com cara de ‘ué’ e percebe que é arrogância barata, que se fôssemos bons o suficiente, já não estaríamos neste mundo tendo que aprender um monte de coisas.
E eu, quando era mais jovem, olhava todos os problemas das pessoas e achava que era ‘barra’. Voltava o olhar para dentro e via que eu não tinha problemas, que não tinha ninguém passando necessidade ou quaisquer dificuldades de relacionamento ou problemas de saúde.
 Pois é, logo depois vieram a cavalo, para dramatizar a cavalaria real inteira me visita algumas vezes!
Ter 36 é isso. É  passar pelas dificuldades na escalada, sofrer com o vento, com o frio, com a indiferença ,ter algumas contusões emocionais, ver  partes do seu corpo pedindo revisão na autorizada e não poder ‘fazer muito’ pois você de certa forma tem que prosseguir.
 Só o que pode ser feito é amenizar a escalada, prevenindo-se, olhando ao redor, sentindo,se conhecendo e calculando os passos.
 É importante sentir .
 Mesmo em situações de conflito, vai chegar um momento que o meu cérebro vai reviver aquele momento, seja através de uma imagem, de um cheiro, de uma música, de uma lembrança  ou de uma sensação qualquer. Negá-lo é só postegar ou aumentar conflitos.
Neste momento, capture sua sensação. Ela será a sua memória, e é essa uma das razões desse blog.
Registrar o que senti em momentos da minha vida.
As lembranças desta semana me trouxeram alegria e dor,a velha dualidade, não faz mal , prefiro a entrega absoluta a passar em brancas nuvens pelos sentimentos.
 Não dá para ficar no quase sem arcar com os resultados de não se posicionar, não dá para ficar sempre na zona de conforto.
No fim de todo sofrimento há um ganho. Mas e quando não estamos ainda no fim, ou e quando acho que o fim será só em outra encarnação?
Há remédios que consolam nestes períodos e a oração tem sido minha companheira diária.
A gente se pressiona porque precisa, não porque gosta.
Eu me  pressiono a encontrar caminhos e saídas porque me julgo capaz de chegar.
Isso que vale a pena!

23 abril, 2010

O perdão

Se olhar bem e entender que somos amparados em toda nossa vida
Se aceitar com humildade que o Pai sempre nos fornece auxílo
Se acreditar que nossas preces sinceras serão atendidas
Se entender que o amor é a compreensão plena
E que o outro não nos fornece o impossível
Então saberemos perdoar nossas imperfeições 
E desfrutar das dádivas da Vida.

19 abril, 2010

Vila Paraíso

Sabe estes momentos na vida que você deseja perpetuar, que são simples mas repletos de sabor e alegria, asssim foi na Vila Paraíso.
Onde podemos desfrutar das delícias de uma culinária impecável, cercada de muita natureza e bem distante da agitação urbana aqui de São Paulo, aliás até o caminho para este restaurante é lindo, ainda posso sentir todos os detalhes que meus olhos captaram , o silêncio da mata, os goldens retrievers caramelados, as caixas de fruta do Marcelino, as ruas singelas de Joaquim Egidio , o verde intenso das plantas contrastando com aquele céu azul todo se oferecendo para mim.
Estive absorta com tanta beleza consumindo minha alma, passeando por aquela estrada de fotografia silenciosa, numa resposta simples e objetiva as minhas inquietações da última semana.
Quantos desses lugares únicose singelos ainda não percorri e esperam por mim ?
E ainda sonho acordada com o Chateubriand .os aspargos ao molho madeira e o risoto de açafrão, dá para sair de lá e não reverenciar o chef  de joelhos? É cozinhar além de seguir a receita, se entregando com magia ao sabor dos temperos e ervas. E as pessoas sentem isso no aroma que entorpece quando saboreiam seus pratos. Sentem essa paixão implícita naquilo que você faz quando usou além de suas mãos o coração.
Viva os prazeres de uma vida simples... eu vivo!
 Eles falam minha língua casaram aconchego e boa gastronomia num lugar que o nome bem descreve Vila Paraíso.
Volto no inverno para conferir o foundee....rssrs dica preciosa da minha irmã.

16 abril, 2010

Desejo, insatisfação e destino

Não são muitos os homens capazes de declararem seu afeto por uma mulher e reconhecer  que por esse afeto transgridem  tradições que, a meu ver, merecem ser delegadas ao esquecimento e desuso para o bem de todos.
Poucos conseguem dizer que ela é a alma e coração de uma família
Não compartilho da visão do filósofo de que ela é um homem incompleto ou deficiente. Muitos poderiam  ver na  declaração acima um indicativo de fraqueza e vício, mas vejo coragem e honestidade. A maioria dos homens não tem contato suficiente com seu universo interior para reconhecer que uma mulher pode ser sim até a alma e o coração de uma comunidade .
É uma postura fácil tornar o outro frágil, submisso, aquele que impede o desenvolvimento do outro é um escravo da paixão que tem por si mesmo.
Claro descrevo sentimentos com base na ótica feminina, entretanto tenho consciência de que é necessário entender  que essa visão comporta apenas a visão feminna, não o todo.
É frustrante viajar no mar dos seus próprios desejos insatisfeitos.
Será que desejo e insatisfação são pares, inseparáveis como sapatos?
Um sapato só  é inútil  ao homem, ou será que é preciso caminhar descalço e sentir, despido de todas as mazelas criadas por nós, para se sentir integrado com a vida.
Só sei que ninguém foge à própria vida e esse também é meu destino.
Não sei até quando continuarei a estrangular alguns desejos para me consolar com outros deles que vivem em mim, mas sei que é uma luta a cada segundo e em cada decisão.
Há em tudo um doce-amargo,uma aventura cercada por riscos, uma segurança cercada pela mesmice, uma satisfação mergulhada em insatisfação...

13 abril, 2010

Atelier Gourmand

Quero aprender uma receita e cozinhar lá, não é aconchegante demais?

Cordeiro com Cebolas e Batatas assadas no balsâmico

 atualmente, se eu conseguir almoçar sem correr contra o tempo já estou feliz.
ontem  recebi um dos elogios mais legais de toda minha vida. ...
um ex-colega de trabalho canadense , agora tão distante...enviou  um email  que começava com a seguinte frase: You are a  woman  absolutely magical.... ah foi super-generoso comigo, porque aprendi muito mais com ele como estagiária do que o ensinei com alguns trocadilhos em português....mas essa frase achei sensacional e deixou meu dia mais feliz.
 a receita , além de confortar minha alma aqueceu esse domingo gelado que tivemos:
Para o cordeiro
- alecrim fresco, folhas aparadas e picadas finamente
- sal e pimenta do reino
- 2 colheres sopa de sementes de funcho
- 1 paleta cordeiro de aproximadamente 2Kg
- 1 cabeça de alho esmagada
- 1 cebola roxa média
- 2 talos de salsão picados
- 4 folhas de louro
- 2 taças de vinho branco
- Azeite
Tempere o cordeiro na véspera, é sempre muito melhor quando a carne fica temperada e descansa na marinada ...coloque todos os temperos com exceção da cebola e do salsão.
Faça talhos e furos na carne para que a marinada entre nos sulcos e toda a paleta fique saborosa.
No dia seguinte coloque uma assadeira na chama do fogão , um pouco de azeite, doure a cebola, o salsão e coloque a marinada que estava na outra assadeira, vire a paleta para que o lado da capa de gordura fique para baixo.
Depois de alguns minutos quando a carne estiver levemente douradinha embaixo, desvire a paleta e leve ao forno embrulhada em plástico próprio para assar carnes, assim a carne cozinha por dentro e não resseca.
Esse filme plástico pode ficar até o final, é só abrir um pouco na última meia hora que o assado ficará crocante por fora e suculento internamente.
Regue o cordeiro com a marinada conforme for assando, leva em média 2 horas e meia para ficar pronto...depende do forno e o nosso não é um Wolf.
Para as cebolas e batatas
1,5kg de batatas médias
5 cebolas roxas médias descascadas
Sal marinho, pimenta
Azeite
200 grs de manteiga
alecrim fresco
1 cabeça de alho esmagado
350 ml de vinagre balsâmico

Cozinhe as batatas por 5minutos em agua salgada, não podem ficar moles .
Aqueça uma assadeira sob a chama do fogão. Quando estiver quente coloque o azeite, adicione a manteiga, o alecrim e o alho, doure um pouco.
Acrescente as batatas , cortadas em quatro e misture. Junte as cebolas e o vinagre balsâmico, tempere com sal e pimenta. Refogue por 5 minutos.
Acomode a assadeira numa prateleira superior do forno e asse por 50 minutos, até que as batatas  e cebolas estejam escuras, grudentas e crocantes- mexa as cebolas e batatas durante o cozimento.
Quando o cordeiro estiver pronto sirva junto, fatie a carne e sirva com suas incríveis cebolas e batatas assadas .

Só de lembrar me dá água na  boca....

07 abril, 2010

Epifania


Tempo...ter eu tenho, mas é pouco graças ao trabalho que aceitei e que é maior do que minha capacidade de entregar. então me concentro: nada nada nada que não seja eu mesma, meu namorado que ainda não me conheceu, minha casa, minha família, meu círculo mínimo de amigos , minha paixão por idiomas e a bicharada que acolhemos.

sinto pela ausência em algumas outras esferas, mas acho que finalmente estou aprendendo a respeitar meus limites e priorizar interesses... a pedra no sapato continua sendo meu foco enorme no trabalho, em detrimento de outros interesses. mas eu vou devagar e sempre, e sei que chego lá...ontém demorei um tempão só curtindo a água quente do banho, tava um frio de rachar e aquilo foi um prazer sensacional, algo tão simples mas reconfortante.

esses dias numa conversa com minha amiga (sempre nos falamos várias vezes por semana) tive uma EPIFANIA (aliás, que palavra linda! :)), é a sensação de realização , a compreensão da essência de algo, antes que alguem me rotule de nerd...mas não fica melhor numa palavra só?
e estou ainda um pouco balançada por ela... a epifania que senti!!
muito do que sou é uma reação violenta a comportamentos familiares que eu abomino. meu medo de repeti-los é tão grande que me transformei no inverso (o que é tão ruim quanto, convenhamos).

e pra juntar lé com cré, estou lendo A auto-estima do seu filho, por indicação da minha amiga, claro.... milhares de fichas caem loucamente a cada parágrafo, e eu não sei como consegui viver sem lê-lo antes....teria gastado menos com terapia.

se você não leu, faça-se um favor: leia. se você tiver filhos, faça um favor a eles e leia pra ontem.

eu juro que estou tentando ser menos ansiosa... mas entre o trabalho, obrigações, alguma vida pessoal, trânsito e os eventos sociais , não sobra tempo pra NA-DA e eu ainda quero tanto...tenho que achar horas e grana para as aulas de gourmet!

vivo sonhando com os dias lindos de doer e a calmitude das paisagens de outono canadenses; tenho tido ódio profundo de dirigir a SP. o trânsito, o barulho, a falta de gentileza e o monte de pessoas em tudo que é lugar me deixam triste e incomodada.

portanto não se espantem com meu sumiço... é pura e simplesmente vontade de estar na casa dos meus sonhos cheia de árvores em volta, com beija-flores, pássaros, sereno da noite e cães soltos pelo gramado, sem contar o cheirinho da lenha queimando na lareira ,uma taça de vinho...e a receita mais saborosa de cordeiro assado cheirando no forno.

tenho pavor do não viver, de deixar passar os minutos-horas-dias, além dos malditos meses e anos, e não fazer basicamente nada. o problema é a sensação de nada contraposto ao tudo - o que significa aproveitar o tempo?

não quero ficar como minha mãe, que se inquieta aos fins de semana, porque "é sempre a mesma coisa, mesmo restaurante, mesmo programa"; quanto do meu desejo é não fazer nada,ou fazer algo diferente, de deixar o tempo passar...
não é uma resposta à pilha ou a mesmice da minha mãe, meu deus? será que eu estou repetindo padrões ao contrário?

alguém mais tem medo de repetir padrões inversos? não sei o que pior - trilhar os caminhos tortos dos nossos pais ou revoltar-se absolutamente e dar volta de 360 grau. às vezes me sinto parada, costas-com-costas, no mesmíssimo lugar que eu sempre detestei.

estou num momento difícil, de impasse, do assunto X e outros tantos que ainda não defini... me aborreço quando sinto essa sensação de algo que está empacado, lento e pesado pra mim - pesado é apelido, é a encarnação da santa bigorna amarrada no meu pezinho 37.

a vontade não é de ficar quieta, esperando passar... em silêncio, torcendo para as horas do mal esquecerem que eu existo....mas que as coisas acontecessem como num sonho e não envolvessem dor ou decepção em outros .

chamem de karma, coincidência ou simplesmente destino, mas o livro auto estima do seu filho anda na minha cabeceira nesse momento não por acaso... e preciso ler e ao mesmo tempo não ler - essa é minha desculpa para ter sempre o conforto de suas páginas; a verdade é que ando precisando de metáforas e caminhos sem pedras... estou calejada, cansada e não estou gostando de me dirigir tão rapidamente aos 40.

não, não senhores, não tem sido um ano fácil. considerando os ciclos de 7 anos, eu achei que os 35 é que seriam difíceis, mas os 36 estão sendo uma corrida de obstáculos e eu me sinto um tanto contundida.

havendo simpatias para redução de angústias (e falta de dinheiro, que continua um problema como sempre), não deixe de escrever pra mim, tá?

05 abril, 2010

Cooking and making life better

Ando obcecada pelo Jamie Oliver, me inspira sua paixão por cozinhar pratos deliciosos, sua admiração pelo planeta que vivemos e os alimentos que nos oferece. Morando num país como a Inglaterra que despreza a boa alimentação e se entope de enlatados Jamie oferece propostas apetitosas e compartilha a arte da culinária.
Ainda não terminei seu livro, só consigo lê-lo calmamente quando estou plenamente saciada e ainda assim seu livro me dá água na boca.
Bom ...antes que seu jeito único me absolva, publicarei minha receita que acabei de testar no domingo de páscoa.

Escalopes de Mignon com Alcaparras e Pure de Mandioquinha

12 escalopes de filet mignon
Fondor, Sal, pimenta e manteiga para temperá-los
1 lata creme de leite
1 vidro de alcaparras
Salsinha e cebolinha frescas
1 cálice vinho branco
12 mandioquinhas
1 copo de leite
Manteiga, sempre muita manteiga...

Para os filés
Besunte os filés na pimenta, fondor e manteiga , salpique salsinha e cebolinha fresca e reserve em um refratário de vidro.

Frite os filés em uma frigideira, coloque manteiga ou azeite se preferir, jamais óleo, seria uma ofensa aos mignons.
Doure os filés e reserve novamente
Nesta mesma frigideira, aproveite o restante da manteiga derretida e o caldo da carne e frite delicadamente as alcaparras, acrescente o cálice de vinho, e após uns minutinhos coloque o creme de leite.
Apenas aqueça brevemente até se ronar uma mistura homogênea.
Regue os filés com este molho branco e sirva imediatamente.

Para o pure de mandioquinha

Cozinhe as mandioquinhas por dez a quinze minutinhos, elas são tão delicadas que se muito cozidas desmancham na água.
Passe em um amassador para que fiquem cremosas e com uma textura de creme.
Em um panela aquecida coloque três colheres cheias de manteiga, quando estiver derretida acrescente a mandioquinha, refogue na manteiga e finalize com o leite, mexa um pouco e pronto está divino.
Para o tempero do pure sal é suficiente.

Sirva com um vinho delicioso e saboreie, saboreie porque este é um prato trés delicious.
Bon apetit!