26 fevereiro, 2010

I miss you when you’re not around

http://www.youtube.com/watch?v=4pCqii5Po_s
fantástica a energia dessa música...
cresci com esta banda e eles ainda me surpreendem.

U2 - City of Blinding Lights
The more you see the less you know
The less you find out as you go
I knew much more then than I do now

Neon heart dayglo eyes
A city lit by fireflies
They're advertising in the skies
For people like us

And I miss you when you’re not around
I'm getting ready to leave the ground

Ooh ooh ooh
Ooh ooh ooh

Oh you look so beautiful tonight
In the city of blinding lights

Don't look before you laugh
Look ugly in a photograph
Flash bulbs purple irises
The camera can’t see

I've seen you walk unafraid
I've seen you in the clothes you made
Can you see the beauty inside of me?
What happened to the beauty I had inside of me?

And I miss you when you’re not around
I'm getting ready to leave the ground

Ooh ooh ooh
Ooh ooh ooh

Oh you look so beautiful tonight
In the city of blinding lights

Time time
Won't leave me as I am
But time won't take the boy out of this man

Oh you look so beautiful tonight
Oh you look so beautiful tonight
Oh you look so beautiful tonight
In the city of blinding lights

The more you know the less you feel
Some pray for others steal
Blessings are not just for the ones who kneel luckily

24 fevereiro, 2010

A ansiedade pode ser boa

Não concordo com algumas teorias que disseminaram ser a ansiedade algo ruim.
Ela hoje parece ser muito maior que no século XVI, pois naquela época vinhado risco de morrer antes dos 30 anos, ser assaltado na estrada, ofender Deus....Hoje , estamos ansiosos por coisas bem diferentes como sucesso profissional e pessoal, status social, aparência física, relacionamentos conturbados.
O que mudou de lá para cá?
A cultura, que por tabela muda o alvo da ansiedade.
Todos somos ansiosos, faz parte da condição humana, como ficar com fome, errar, sentir-se culpado, frustrado.
Mas a ansiedade tem vantagens , as pessoas ansiosas geralmente são responsáveis e conscientes porque trabalham com afinco, procuram errar menos são dedicadas e portanto brilham num universo cheio de preguiçosos.
Sabe uma pessoa pode ser imensamente ansiosa, mas se consegue trabalhar, relacionar-se, cumprir seu papel no meio que vive, não vejo problema algum. Penso que a ansiedade só será um problema se atingir um estágio clínico patológico no qual vira doença.
Conheço pessoas ansiosas que não interpretam isto como problema, entendem que a vida é assim e estão satisfeitos.
Observo que a natureza humana é como uma cebola, com facilidade trocamos camadas externas como crenças, comportamentos, opiniões; mas as camadas internas, aquelas que escondemos até de nós mesmos são mais difíceis de mudar; são os sentimentos como orgulho, egoísmo, raiva , intolerância.
Creio que a família ou as pessoas queridas mais próximas conseguem apaziguar um pouco nossa ansiedade, se nos derem apoio e incentivo , isso faz muita diferença ao longo da vida de um indivíduo, em resumo serão pessoas mais felizes.
Acredito que desde criança temos que sentir que os pais, ou pelo menos um deles nos valoriza.
E valorizar é bem difrente de amar, ainda mais para aqueles que demonstram um amor velado. O amor funciona quando os pais promovem valores que servem para a criança no futuro, deixe me explicar , suponhamos que um pai amoroso e carinhoso queira que sua filha em pleno século XXI cresça como uma garota do século XIX, sem pensamentos de natureza sexual, sem informação, calada , conformada e sem personalidade própria.
Isso será bom quando ela estiver com 20 e poucos anos?
Definitivamente não!
Portanto pais , educadores, titios e titias, avós usem os laços afetivos a serviço de bons valores , ótimos para a CRIANÇA e seu FUTURO.
Por que nos contentarmos com o medíocre, se podemos ter o melhor e não nos falta recurso interno para isso?
Preparar-se para as lições da vida real vai além de inserir uma visão resignada típica de conformistas; acredito que o descaso para com o outro e para com si não é geral , mas preocupa quem deseja o melhor para este planeta.

Dinheiro é bom quando traz qualidade de vida

Como é que anda sua relação com o dinheiro?
Por acaso é uma relação bem resolvida, de respeito mútuo entre as partes?
Ou é um daqueles relacionamentos entre tapas e beijos, onde uma hora é você que está por cima e outra hora seu dinheiro?
Olha com base na observação posso afirmar que o dinheiro é um cara invocado, o dinheiro não aceita desaforos, seja lá o tamanho que for, se for pouco dinheiro e levou desaforo esse perverso anãozinho de jardim vai chutar sua canela, se for muito dinheiro , levou desaforo essa malvado brutamontes vai derrubá-lo até o chão com um simples safanão.
Por isso pelo bem da sua qualidade de vida e felicidade geral da nação é melhor se dar bem com seu dinheiro, até porque com dinheiro é assim ou você manda nele ou ele manda em você.
E quando é ele que manda , costuma ser um carrasco, faz gato e sapato do seu pobre dono, acontece que o dinheiro pode ser um excelente empregado a serviço do seu bem estar e da sua qualidade de vida, mas se os papéis se inverterem entre vocês tenha certeza de que ele será um péssimo patrão.
Não deixe jamais o dinheiro mandar em sua vida, pegue o chicote e de um rumo nesse relacionamento, talvez o passo mais importante dessa virada de jogo de comando seja lembrar do que jamais deveria ter sido esquecido e que no entanto parece conceito quase abandonado nessa frenética sociedade de consumo que vivemos.
O dinheiro é unicamente um meio, jamais um fim em si mesmo.
Não se deve tomar uma decisão importante em função do dinheiro, muito pelo contrário, tomar boas e sólidas decisões com realação ao dinheiro somente depois que você já tomou outras decisões mais delicadas sobre as coisas verdadeiramente importantes na vida.
Você não deve deixar de se casar, por exemplo , por causa do dinheiro; também é um erro lógico se casar por causa dele, deixar de ter um filho por causa do dinheiro , ou o segundo, terceiro que trarão bênçãos infindáveis na vida da gente; por causa do dinheiro não se deve nunca deixar de curtir a vida , saborear cada momento e ainda realizar todos os seus sonhos mais importantes e preparar o futuro com segurança.
A sua educação e cultura financeira é que lhe vão permitir mandar no dinheiro de uma forma saudável, proveitosa com seus objetivos de qualidade de vida; por fim como cantariam os Beatles “Cause I don't care too much for money, money can't buy me Love”

22 fevereiro, 2010

Garotinha ISO 9000

Acabo de sair da biblioteca do centro que frequento, geralmente passo por lá enquanto espero minha irmã sair do curso.
Observei que sempre está por lá também uma garotinha, de poucas palavras e um olhar marcante , tentei puxar prosa duas vezes mas seu olhar censurante não nos levou a um papo, parecia incomodada em dividir aquele espaço com mais alguém.
Então hoje não é que ela veio toda prosa perguntar o que eu fazia ali?
Nada respondi- apenas esperando minha irmã
Eu também - respondeu ela - Espero minha mãe
E aí a prosa tomou seu rumo, guiada sempre por ela, afinal meu único interesse era conhecer o universo daquela garota aparentemente sizudinha....será apenas uma impressão???
Segunda pergunta: Você sabe inglês?
- Mais ou menos, dá para se comunicar - respondi.
- Olha meu livro de ciências - disse ela
-Caracas o livro era em inglês e ela tinha 12 anos!!!
- Perguntei: Faz tempo que vc estuda inglês?
- Desde bebê - respondeu ela - como se fizesse parte do programa de aleitamento materno , rsrs
Com uma frieza de que aquilo era algo tão comum.....logo hj que penei para conseguir uma vaguinha nas aulas de inglês na USP e assim desenferrujar o idioma.
- Depois ela me mostra as fases do nascimento de um bebê, primeiro o zigoto, divisão da célula, tal, tal....e pasmem ela chamou o milagre da vida de gosma nojenta, de verme... Mais frieza???
Eu serei tia daqui vinte dias e ainda que não como não se encantar com um zigoto que seja, ou estou sendo lúdica demais????
Ta, tá tá deixei o julgamento de lado e fui deixando ela falar, afinal ela só fazia confirmar minha percepção inicial.....
E então ela me confessou pérolas:
- Que a irmã de vinte e poucos anos era infantolóide porque gostava de Shrek e Hércules
- Que detestava ouvir, que preferia fazer coisas, não tinha paciência para ficar ouvindo
- Que estudava na décima oitava melhor escola de SP
- Perguntou o que eu achava dos nomes Joshua e Celeste, respondi q eram diferentes mas bonitos e ela falou tá mas e daí, vc nunca viu esses nomes em revista, na minha santa inocência respondi q sim em revistas americanas talvez e o outro mais angelical..... ah agora rio de mim mesma , se ela chama a irmã de infantolóide eu devo ter sido bestial....
Mas ela chegou onde queria: disse alfinetadamente sãos os filhos de Pelé!
- Ah tá , mas não deixam de ser crianças como você respondi tentando ver se encontrava naquela criança um raio de inocência, pureza e doçura que os fazem serem crianças e não adultinhos perfeccionistas a la ISO 9000.
- E a conversa proseguiu nesse embalo, as posses do filho de fulano, a irmã no inglês em Harvard , a visão distorcida de q as pessoas q moram em bairros pobres são morenas, forte e altas e as que moram em bairros ricos são magras, baixas e claras....Eu já estava boquiaberta segurando o queixo ...
- Que detestava viajar de carro, bom mesmo era avião, e nada adiantou meu argumento de que de carro a paisagem ficava mais próxima , q era possível ouvir o canto dos pássaros, sentir o cheiro do mato.......
Que nada , caipirice minha ;o importante para ela era ter ou estar com quem tem.
Mas tem o que me perguntei? Sim porque não aguentei o papo e fui curtir a noite enluarada e quente no jardim.
Santo Deus fiquei com pena daquela estrelinha de 12 anos, tão programada quanto a implantação de um projeto de certificação, não duvido de seu sucesso profissional mas e quanto as outras partes que ´compoem um indivíduo?
Sem moralismos ou qualquer conotação religiosa , mas onde estava o amor naquele ser?
Pais na ânsia de preparar seus filhos para um mundo capitalista esqueceram de plantar sementes de humanidade, de humildade, respeito e tantas outras coisas importantes para a totalidade de um indivíduo em seu planeta, não vencemos sendo um robô , ou vc acha que ela está imune as angustias que a vida oferecerá?
Sim porque por mais que ela pense que esse mundo é Harvard, MBA ou tissues do science'book ela viverá no planeta Terra e que seja qual for o continente envolverá não apenas desafios mentais mas muita, muita compreensão de si próprio e do outro com quem indubitavelmente nos relacionamos .
Sabe é duro aprender errando na escola quer dirá então aprender sofrendo na escola da vida.
Prefiro ser Eduardo e Mônica nas aulinhas de inglês....

17 fevereiro, 2010

Fazendo as malas - Carnaval Rio de Janeiro


Quarta feira de cinzas e estou de volta a SP , corpo em frangalhos, mente tranquila e ótimas lembranças de vários dias de folia.
Este ano passei o Carnaval no Rio de Janeiro, cidade belíssima, que permite um contato muito próximo com a natureza por qualquer lado que se olhe, uma viagem especial por vários motivos; primeiro para lavar a alma depois de um começo de ano conturbado e em seguida por ser minha primeira vez na Sapucaí.
E nessas me perguntei que brasileira é essa que demorou tanto para conhecer esse espetáculo do samba, como diz o compositor quem não gosta de samba , bom sujeito não é, é ruim da cabeça ou doente do pé; particularmente adoro um bom samba, entro em frenesi quando a bateria passa mas como tudo que é bom dura pouco quando você se dá conta a escola passou e você quer mais.
Posso imaginar a alegria do folião desfilando na Sapucaí, carregando fantasias belíssimas e a despeito de um calor de 40°C todos sorriem , alguns estão boquiabertos de emoção e é impossível não se contagiar com toda essa alegria genuína, essa muvuca sem transtornos, numa comemoração pacífica que reuniu mais de 60 mil foliões.
A escola Unidos da Tijuca era pura irreverência, revolucionária, estava linda. O luxo das fantasias era algo impressionante, o repique da bateria não te deixa ficar parado, especialmente quando ela passa bem na sua frente.
Meus olhos se deslumbraram com a comissão de frente da Unidos da Tijuca, espetacular o sincronismo na troca de figurino em segundos, a Sapucaí foi ao delírio , a escola só trouxe inovação e quem não delirou ao ver Batmam esquiando e Homem Aranha escalando ? Imbatível , podia até não ter ganho, para mim era a campeã.
Se até a popstar Madonna compareceu para conferir o show que nós brasileiros somos capazes de oferecer ao mundo então não dá ficar de fora desta festa ao menos uma vez na vida!
E o Rio , mééééeeeu irmãããããão ainda tem o Cristo Redentor que abre os braços a seus visitantes e oferece inúmeras possibilidades para se curtir o Carnaval, o bloco do Bola Preta reuniu milhares de pessoas nas ruas , regado a muita cerveja e um calor escaladante o brasileiro deu um show de criatividade nas fantasias , de piratas , bailarinas , fantasmas a drag queens todo mundo cantou e sambou como nos velhos tempos de carnaval, com a diferença de que agora a popularidade tomou proporções gigantescas. Eram centenas, milhares de pessoas com adereços pelo corpo tentando uma fantasia, e circulavam por Ipanema, Leblon ,Copacabana, fechando o trânsito e soltando a franga.
Um Rio muito melhor que Salvador, teve até crítica com marchinhas deboxando das cordas e abadás dos soteropolitanos; um carnaval de rua mais livre cada um seguindo à toa o seu caminho e encontrando a sua turma.
E os taxistas então, um capítulo a parte, de bizarros, palhaços, irritadiços, simpáticos , papais de quadrigêmeos a ex-militantes eles deram um show exibindo os diversos perfis de carioca.
Ah não voei de asa delta, até estive em São Conrado , mas faltou coragem ;um dia ainda faço um voo duplo, pensando bem acho que não tem a menor chance, rsrs.
Além dos blocos, da Sapucaí, você ainda podia curtir a gafieira na Lapa, a gastronomia de Santa Tereza, a vista do Pão de Acúcar, a magia da lagoa Rodrigo de Freitas, o vôo de asadelta na pedra da Gávea, o calçadão de Ipanema-Leblon, os quiosques de Copacabana, as praias da Barra da Tijuca, a vista do Arpoador , o por do sol espetacular...
Eu vivi um conto de fada nesses dias.... Ah tá bom estou exagerando, eu não acho, amei!
Você ainda vive nos contos de fada e sonha escutar a frase foram felizes para sempre?... Eu não mais!Prefiro um bom momento de feliciidade.
Negue o quanto quiser , mas sei que já passou por isso, e se não passou não sabe o que está perdendo.. o problema de resistir a uma tentação é que você pode não ter uma segunda chance, e no meu caso é não perder a chance de desfrutar as delícias de uma viagem.
Se eu gostei? Demais. Se voltarei? Olha, é quae meia noite e nem dormi direito até ontém , então como planejar o futuro?
Talvez volte para desfilar ou assistir novamente, talvez never more, a vida vai decidir por mim. O que importa é que foi espetacular, e por mais que o carnaval tenha se tornado uma indústria que envolve muita, mas muita grana, a verdade é que o samba, ator principal da festa, segue dando um show.
Sem ele, não é carnaval.

04 fevereiro, 2010

Releituras

Deus diz que sabe o tamanho do abismo que se abre quando um pai perde um filho, sabe também que o homem não compreende esse "permitir" de Deus quando algo assim acontece.
Sabe que não existe resposta fácil para a dor, que não há varinha mágica para fazer com que tudo fique bem.
Diz que a vida custa um bocado de tempo e um monte de relacionamentos.
E fala da liberdade com muita propriedade, não fala que é ter permissão para fazer tudo o que quer, mas de tudo que limita a liberdade.
A herança genética da família, o metabolismo particular de cada um, as questões quânticas, as doenças da alma que nos inibem e amarram, as influências sociais externas, os hábitos que criam elos e caminhos sinápticos no cérebro. Sem falar na mídia, na propaganda e nos paradigmas.
Diante de tantos componentes, o que é de fato a liberdade?
Algo que jamais pode ser forçado... um processo de crescimento.
Se os pássaros foram criados para voar e ficam no solo, isso é uma limitação de sua capacidade.
Nós fomos criados para amar e sermos amados.Então viver como se não fosse amado é uma limitação porque o amor sempre deixa uma marca significativa.
É como cortar as asas de um pássaro e tirar a capacidade dele de voar; a dor tem a capacidade de cortar nossas asas e nos impedir de voar, e se essa situação permanece por um tempo longo você pode se esquecer de que foi criado para amar, uma capacidade inata a qualquer um.
Já aceitei que amor não é limitação, o amor é vôo.
Já entendi que passou da hora de parar de procurar culpados, o que realmente importa é o amor que se sente um pelo outro e a plenitude que ele traz.
Por exemplo: você não brinca com uma criança ou pinta uma figura com ela para mostrar sua superioridade, pelo contrário, você escolhe se limitar para facilitar e honrar o seu crescimento.
Você é capaz até de perder uma competição como um ato de amor pois isto não tem nada a ver com ganhar , perder ou poder, e sim com amor e respeito.
O ser sempre transcende a aparência, até no mais frio coração , em seu âmago reside o Amor.