31 dezembro, 2009

Adeus 2009

Último dia do ano
E nem pensar em fazer balanço
A vida é muito mais que contas
2009 trouxe inúmeras alegrias
2010 há de ser ainda melhor
está em nossas mãos
fazer a esperança renascer a
cada nascer do sol.
Cheers 2010!

25 dezembro, 2009

Natal, 2009

Nos últimos três anos estive ausente do Natal em família, aproveitava o feriado prolongado para conhecer lugares sonhados e fugir do corre corre, de preferência ia para um lugar paradisíaco onde se podia curtir tudo a pé.
Daí veio 2009, e por algum motivo não tive vontade de zarpar, adiei as férias e resolvi curtir o Natal, aqui em casa já de férias do trabalho fiz o ensaio da ceia, a pré-ceia e a ceia oficial, foi um festival de pratos especiais, para compensar os que perdi!!!
Também pude curtir os congestionamentos nos shoppings, o festival de sacolas, o trânsito enlouquecido da segunda 21, os lojistas trabalhando feito loucos, algumas mudanças zás trás, o pessoal da praticidade que lotou a padaria aqui do bairro em busca da ceia prontinha , as famílias chegando para a noite de natal, alguns amigos partindo para visitar seus familiares distantes.
Sensibilidade a flor da pele, que só de olhar para os olhinhos pretinhos da Mali agradeci ao Pai por mais um ano com nossa querida cadelinha, até ela já sabe que é a noite especial da fartura e das deliciosas sobremesas.
Claro não pude ficar sem notar a alegria das crianças, como elas curtem a noite da natal e sem criticidade sobre entender o espírito do natal, elas terão muitos anos para tal entendimento, elas curtem mesmo a alegria de brincar até a madrugada com os brinquedos novos, e para ficar ainda mais legal elas têm um monte de primos, coleguinhas para brincarem juntos.
Esse ano passei um natal emotivo, será o último natal nesta casa e com a família assim desse jeito, ano que vem já estaremos com o Lucas, na casa nova, minha irmã já estará casada, a Cá virá de Campinas, enfim o cenário será outro então tentei saborear cada momento até a ultima gota.
É fato sabido que nos tomamos de maior sensibilidade nesta época, e num dos pedidos que fiz a papai noel pedi que me conserve sempre com o coração tomado de amor, para poder achar beleza e alegria em todos estes fatos que fazem do natal uma festa regada a muito amor.
Minha avó paterna sempre preparava um banquete no natal, o menu era uma miscelânea, travessas espalhadas pela mesa, um falando me passa a maionese, me dá o frango, passa o vinho.... e a corujice rolava solta com os netos crescendo debaixo de sua saia.
O tempo passou , a família se espalhou, ficou difícil reunir todos , agora já somos tantos pelo mundo, e cada um celebra com suas novas famílias, assim pude sentir e abraçar de perto os que me são taão caros, os que me fazem acreditar no otimismo a despeito de tantas tragédias, neste natal aprendi a saborear o prazer da convivência .
Em festa de natal não é preciso conhecer ninguém, basta abrir os braços para o abraço e continuar o papo, logo todos estão integrados, rindo , se divertindo.
O natal é mais um dos ensinamentos de Cristo, nesse natal percebi que graças a ele pelo menos um dia no ano somos muito mais solidários e felizes.

17 dezembro, 2009

Devaneios

Sonhos
Quimeras
Fantasias
Um dia na praia
Uma tarde de sol
Uma rede na varanda
Caminhada na lagoa
Bicicleta na serra
Beijo roubado
Comida da vó
Férias em NY
São Paulo sem trânsito
Paz de espírito
Amigos presentes
Presente surpresa
Festa de aniversário
Nascimentos
Festa junina
Velejar
Rir até doer
Rir sem motivo algum
Deitar na cama e escutar a chuva cair
Sonhar acordado!

10 dezembro, 2009

Lucas


Já não vejo a hora de te pegar no colo....
Tão mágico e inocente
Cresce uma vida que pacientemente espera
Até chegar o momento
Em que se produza o milagre da vida
Irradiando de felicidade os corações
Com carinho para Lucas
... a tres meses de seu nascimento
Da sua tia.




06 dezembro, 2009

Poker




Teoricamente era para ser apenas a noite do crepe, a estréia da crepeira e o jogo de poker mas transformou se num encontro hilário, regado a muita risada e diversão e não é que a sorte de principiante me ajudou e encerrei a noite com saldo positivo.
Hilárias as tiradas de amigos novos tão divertidos durante mais de seis horas de carteado, boa prosa e crepes deliciosos a La Luli e Josi, e rir de si própria pelo fora homérico ao não saber que no pólo sul não tem urso polar, quem manda não estudar biologia!
Pérolas da noite:
Ouvi alguém pedir chococoisa....
Ouvi alguém bradar a má sorte em latim, alemão, francês, inglês...
Ouvi alguma coisa da Antártica
Aprendi que o leão marinho é um penípede
Alguém disse algo sobre um alpinista ser arame liso
E sobre alguém ter mau hálito e fama de pescador embora seja alpinista
Vi gente perder o dinheiro do pedágio e até a aliança
Vi pote de pimenta dentro de sapatoe achei que era alguma simpatia
Vi mistura de chá gelado, tequila e água
Vi um Street Flash a meu favor
Apostei fichas brancas, verdes, vermelhas e até a pretinha
Aprendi q ganhamos um cacife no início do jogo embora meu cérebro insista em associar a cacique
Vi jogadores estrategistas , arrojados e conservadores
Patinei para fazer a conversão das fichinhas em centavos
E pra fechar lá pelas tantas da manha não é que esquecemos um de nós no apartamento!
Descemos 14 andares, subimos 4, descemos dois, subimos onze novamente
Rimos, rimos muito.


No palco da Bahia

Realmente não tenho nada a haver com a Bahia, não curto o carnaval baiano, prefiro mil vezes o espetávulo colorido dos cariocas e seus sambas enredo a aquelas músicas de axé, bixinhos, biquinhos e conotações ridículas.
Tenho que me render ao litoral belíssimo, aos encantos de Morro de São Paulo, Itacaré mas nem de longe consigo ver beleza no Pelourinho e outras ruas de Salvador com aquele cheiro fétido de urina .... também não consigo apreciar a culinária baiana : moqueca, acarajé, coentro, feijão de corda, azeite de dendê, vatapá, caruru e para fechar com chave de cadeia xinxin de galinha ah não dá meu paladar e meu estômago embrulham só de sentir o cheiro, agora tenho que me render ao escondidinho de carne seca que nem sei se é tão típico da Bahia, mas que é deliciosamente saboroso.
Estava fazendo essa análise da minha aversão a muito da cultura baiana, infelizmente também não gosto do sotaque, e por conviver numa cidade com muitos baianos porquinhos acabei criando uma certa reserva ao conceito de limpeza e educação por parte de seus representantes nordestinos.
Toda essa reflexão porque resolvi fazer um jantar em casa regado a um bom escondidinho de carne seca , mandioca e mandioquinha, um espetáculo!
Entendo que vivam num estado que possa não oferecer ótimas condições de emprego mas o que pensar de um povo que não pensa duas vezes em acabar tudo em festa, feriado e forró, ui ui ui dói meus ouvidos esse ritmo ....
Outro costume horroroso colocar a música super alta, forró e derivados nas portas das lojas para atrair os clientes, tem coisa pior?
Me lembro de ter entrado uma única vez numa dessas magazines, eu era universitária e buscava um guarda-roupa barato para mobiliar a república, a caixa de som ficava extamente em cima do modelo que havia escolhido, solicitei ao vendedor se era possível abaixar o volume daquele som pois era inviável qualquer tentativa de negociação naquele ambiente, claro a frase padrão de atnedimento o gerente não permite que mexamos no som, agradeci atenção e me dirigi ao concorrente que obviamente não tocava uma música ambiente e relaxante mas que teve o bom senso de providenciar um espaço menos poluído a seus clientes.
Caetano, Gil, Luis Caldas, Daniela Mercury.....nem eles me fazem ver com outros olhos, é Bahia por mais que faça um esforço só o Olodum me encanta , talvez pela batida muda dos tambores sem qualquer palavra tosca acompanhando o ritmo.
Tem frase que retrata melhor? "O baiano não nasce, estréia"! , deve ter sido criada por um.