31 agosto, 2009

Um lugar para se viver

Martha escreveu de forma tão inteligente que com certeza eu não conseguiria explicar claramente o que sinto com relação a ter um lugar bom pra se viver dentro de nós mesmos, a ser compreensivo com si .

Um lugar para se viver
A Maria Rezende é uma poeta carioca que recentemente lançou um livro encantador chamado Bendita Palavra, onde, entre tantos versos, fui surpreendida por este: dentro de mim não é mais um bom lugar para se viver.

Semana passada eu decretei que o melhor lugar do mundo é dentro de um abraço. Mas o abraço é um refúgio externo. O que fazer quando dentro de nós, esse lugar privativo, deixa de ser um bom lugar para se estar?O verso da Maria Rezende reflete uma necessidade de se exorcizar, o pânico de não detectar dentro de si um abrigo, uma quentura, um espaço aprazível onde caibam todos os nossos fantasmas.

A voz que fala através da poeta tem vontade de expulsar-se de si própria, já não reconhece um sol interno – isso sou eu que estou interpretando, Maria fala mais bonito: "teve um tempo em que esse dentro parecia com o fora/ era um ótimo lugar pra uma moça como eu era".

Aí a personagem do poema virou uma moça diferente, hospedou em si uma criatura arrebentada, ferida, e danou-se, agora ela não é mais um bom lugar para se viver.Explica tanta coisa, esse sentimento.Explica a gente não conseguir se relacionar bem com os outros, explica autoflagelo, explica engordar ou emagrecer além do razoável, explica suicídio, explica a sensação de ser um estrangeiro até para si próprio.

Como lidar com esse despatriamento, para onde levar nossa mochila, nossa bagagem, nosso "eu mesmo" pra se instalar em outro corpo? Nascer de novo não dá.Ou até dá. Até dá.De vez em quando é necessário se perguntar se dentro de nós é um bom lugar para se viver. Depois de ler a poeta carioca, eu tenho me perguntado. E a resposta, sem nenhum ranço pseudointelectual, sem nenhuma espécie de autoaversão, ou seja, da forma mais simplória, é que sim, eu sou um bom lugar para se viver.

Dentro de mim há pensamentos demais, o que torna tudo meio caótico, mas tenho tentado dar uma arrumada nessas ideias e manter cada uma em sua gaveta. Há também sentimentos variados, mas de forma alguma vou expulsá-los, deixo que circulem à vontade por esse meu corpo que lhes serve de ringue, já que eles às vezes brigam uns com os outros.

Dentro de mim é sempre verão e toca música o tempo inteiro, e mantenho uma satisfação secreta que precisa se manter secreta para não passar por boba. Há crianças e adultos dentro de mim, todos da mesma idade. Aqui dentro existe uma praia e uma montanha coladas uma na outra, parece até Rio de Janeiro, só que os tiroteios são feitos com bala de festim.

Dentro de mim estão muitas lágrimas que não foram choradas para fora e muitos sorrisos que, de tão íntimos, também guardei. Dentro de mim são produzidas algumas cenas sofisticadas e também roteiros de filme B. Um universo movimentado e contraditório: como não gostar de viver aqui dentro?
E você, tem sido um bom hospedeiro de si mesmo?

Martha Medeiros

Oração aos Animais

" São Francisco de Assis
Protetor dos animais
Olhai por nós que rogamos
Vossa bênção e muita paz.
Olhai os abandonados
Sofrendo agruras nas ruas
E os que puxam carroças
Açoitados nas ancas nuas.
Pelos pobres passarinhos
Que não podem mais voar
Presos em rudes gaiolas
Só porque sabem cantar.
E as cobaias de laboratório
Que sofrem dores atrozes
Em experiências terríveis
Que lhes impõem seus algozes.
Pelos que são abatidos
Em matadouros insanos
Para servir de alimento
Aos que se dizem humanos
Olhai os que são perseguidos
Sem piedade nas florestas
Só por causa da ambição
Dessas caçadas funestas.
Pelos animais de circo
Que não têm mais liberdade
Presos em jaulas minúsculas
À mercê de crueldade.
Olhai os bois de rodeio
E os sangrados nas touradas
Barbárie e crimes impostos
Por pessoas desalmadas.
Pelos que têm de lutar
Até a morte nas rinhas
Quando o Homem faz apostas
Em transações tão mesquinhas.
Olhai para os que são mortos
Nos macabros rituais
Em altares religiosos
Que usam sangue de animais.
Meu bondoso protetor
Oro a vós por meus irmãos
Para que sua dor e tristeza
Não sejam sofrimentos vãos."

Obrigada pela ajuda , que onde houver
uma lágrima de dor Pai
ali se faça presente sua bondade.

29 agosto, 2009

Sutilmente

A voz sempre pode ser apenas um rascunho a menos que seja conhecida, a minha traz nesses últimos dias uma tensão, uma excitação e uma fúria que eu poderia com mais habilidade ter apagado a página, mas sutilmente a vida não é um processador de texto e ela dá ao protagonista uma chance.

É preciso se relacionar com igualdade entre ambos os lados, tanto um quanto o outro prontos para dar- não com uma pessoa querendo paixão e o outro desejando amor de verdade. Eu acho que é daí que vem toda a agonia, que existe o desequilíbrio, pois as pessoas não tem certeza suficiente de si mesmas ou do que querem da vida ou de qualquer coisa, parecem amadores com máscaras de profissional.

Outro dia vi a história de um rapaz que durante anos construiu sua trajetória de boa índole e dedicação, passou meses fazendo dupla jornada para comprar seu primeiro carro, e bastou um segundo para se assustar num assalto e ser baleado. O bem é uma construção de uma vida, o mal sei lá parece fastfood é rápido no gatilho, você vai construindo, regando a semente e de repente vem um tufão e lá se vai a semente que nem raiz tinha ainda.

Somos, nem tanto por burrice mas por preguiça ou reflexo condicionado, reféns do julgamento alheio,massinhas para modelar de crianças aos moldes de outros.
Será que os corajosos andam as mínguas? Tememos outras alternativas que não sejam as testadas e aprovadas, eu bem que tentei abrir uns caminhos alternativos esses dias mas qual o quê não fuimuito compreendida , é assim os diferentes abrem caminhos, criam opções, sobrevivem da própria independência, enquanto os outros vêm atrás repetindo.

Não tenho pressa para crescer, nem para amar, mas não perco tempo patinando sem sair do lugar, caminho ora a passos largos outros uma tartaruga me faria comer poeira, passeio por dentro e fora de mim, nunca estaciono, mas também nem sei aonde vou chegar...se tivesse todas as certezas seria tão monotómo.

Não é fácil dar a cara a tapa, entregar se com transparência, deixando transparecer nossa alegria ou dor; para a maior parte das pessoas o espaço entre nascer e morrer é um vácuo, só sabe que está vivo porque de vez em quando leva um chacoalhão e sofre, mas sequer tem consciência do aprendizado que poderia obter e vai levando a vida assim aos tropeções.

Quero viver com autenticidade, espontaneidade, alegria e muito amor, ainda que de vez em quando apareça alguns buracos já conhecidos ; nunca perco o ânimo sou uma otimista incorrigível.

Signs

http://www.youtube.com/watch?v=uy0HNWto0UY

24 agosto, 2009

Bach

Se existe um sobrenome ligado à música, ele se chama Bach. Desde Veit Bach, que no século XVI tocava cítara enquanto moía seus grãos, até 1685, quando nasceu Johann Sebastian, são contados 27 músicos Bach - de 33 homens nascidos com o nome. É, portanto, uma tradição respeitabílissima.
A família Bach, notável pela tradição musical, teve dentre seus maiores músicos, Johann Sebastian, nascido em 21 de março de 1685. Foi seu pai, Johann Ambrosius Bach, quem o iniciou na música, ensinando-lhe a tocar violino, juntamente com seu tio Johann Cristoph, que lhe ensinou a tocar órgão. Desde muito cedo, Johann Sebastian Bach passou a cantar em coros, entrando assim no mundo musical.
Sua mãe morreu quando tinha apenas nove anos de idade, e seu pai quando completava dez anos. Desde então, foi criado pelo irmão mais velho, Christoph, que trabalhava como organista em Ohrdruf, cidade onde passaria então a morar.
Entrou na escola de São Miguel de Lünenburg aos quinze anos, onde cantaria no coro e teria ensino formal de música. Johann era um aluno notável, tanto que aos dezoito anos foi contratado, sem concurso, como organista da recém construída igreja de Arnstadt.
Alguns anos depois, ausentou-se durante quatro meses para conhecer o célebre Buxtehude, à quem admirava muito. Por essa razão, perdeu seu emprego. Entretanto, não ficou muito tempo desempregado: foi logo admitido como organista em Mühlhausen. Em 1707, casou-se com sua prima, Maria Barbara.
No mesmo ano, transferiu-se para a corte de Weimar, para trabalhar como organista, violinista e compositor. Ficou por lá até 1717, período esse cheio de conflitos com o duque - ambos, Bach e o nobre, tinham personalidades difíceis.
Depois de Weimar, foi para Köthen, onde trabalhou para um príncipe mais amigável, Leopold d'Anhalt-Köthen. Foram cinco anos frutíferos. Como Leopold era calvinista, Bach não podia escrever música religiosa para o culto, ficando restrito à música instrumental - datam dessa época os Concertos de Brandenburgo, o Cravo bem temperado, a maior parte de sua música de câmara, as suítes orquestrais...
Foi durante essa época que Bach ficou viúvo, casando-se em seguida com Anna Magdalena Wilcken, uma das cantoras da corte. Esse episódio fez com que ele voltasse a retomar a tradição religiosa da família. Dessa forma, em 1723, obteve o cargo de professor e diretor musical na Igreja de São Tomás, em Leipzig.
A maior parte de suas cantatas foram compostas lá: as duas Paixões e a Missa em si menor. Em 1750, fica cego. Desesperado, tenta duas cirurgias com um charlatão inglês, John Taylor, mas elas só pioram sua situação: ao dia 28 de julho, morreu Johann Sebastian Bach. Sua obra ficou nas sombras até que, em 1829, Mendelssohn regeu a Paixão segundo São Mateus em Berlim.
Bach não é considerado um renovador como Beethoven, Wagner ou Debussy, mas um grande consolidador de formas. Com exceção da ópera, ele trabalhou em todos os gêneros. Tem um estilo inconfundível.Bach tinha uma grande fé luterana e provou isso com inúmeras obras sacras. O destaque são suas mais de 200 cantatas, que compôs ao longo da vida. Entre as obras maiores, destacam-se o Oratório de Natal e as grandes paixões de São João e, principalmente, de São Mateus.
Bach nunca teve à sua disposição uma grande orquestra. Mas, de acordo com suas possibilidades, escreveu verdadeiras obras-primas orquestrais. As mais conhecidas são as quatro suítes, com destaque para a segunda e a terceira (a da célebre Ária).
http://www.youtube.com/watch?v=JYzHJxLzwI0

23 agosto, 2009

My way

Se desse para escolher uma música que imortalizou a paixão pela vida escolheria Frank Sinatra e a canção My way; ele amou, riu, chorou, falhou; com um detalhe: tudinho do jeito dele. É preciso muita coragem para ser diferente e não vestir a mesma forma de sapato que todo mundo, e quer saber é muito mais estimulante ser diferente do que ser o melhor ; esta unicidade não está em se vestir de Carmem Miranda e ir para o trabalho, e sim em não se importar se nossos pequenos prazeres que registram nossa personalidade são aceitos ou não no rol dos politicamente corretos. Os prazeres da massa são incorporados e comuns , satisfazem nossas necessidades de afeto, fome, sexo, calor, frio; mas são apenas referências agora os pequenos prazeres nos individualizam, trazem o nosso jeito, revelam a nossa maneira de celebrar a vida no mundo.
Eu por exemplo se existe uma coisa que me faz ganhar o dia é ler algo que revira minhas convicções e me faz rever minhas opniões, que faz uma análise cirúrgica na minha alma e mostra que eu não sabia nada sobre determinado assunto, que óbvio eu achava que já sabia.
O que eu quero dizer aqui é que muitos desejos que temos não são nossos e sim coisas que nos ensinaram a desejar: uma profissão, amigos, um lar, reconhecimento ; acontece que o desejo tem vontade própria e quer coisa mais sem a graça que o desejo realizado. Pronto já vamos nós buscar outros, ele não é uma tartaruga, é um leão faminto nos impulsionando a buscar outro sustento emocional.
Dá trabalho mas ainda assim prefiro ter um leão faminto do que a desolação da jaula vazia, ainda preciso do sonho para continuar pulsando ...
Prefiro os olhares de indagação pela diferença a ser apenas mais um, prefiro o mistério de descobrir uma página nova a cada dia porque só assim consigo entender qual é o meu papel nesta vida tão efêmera, só assim posso dizer que fiz do meu jeito.

Ipê Amarelo


Durante o inverno, as folhas do ipê-amarelo caem e a árvore fica completamente despida. No início da primavera, entretanto, ela cobre-se inteiramente com sua floração amarela, dando origem ao espetáculo do ipê-amarelo florido. Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada.

Dos presentes da natureza é o que mais me encanta; singelo e de um colorido que enche a alma de esperança e renovação; um ipê florido é uma gentileza divina, experimente fixar seus olhos naquelas pétalas amarelinhas poderá sentir um pouquinho o que os pássaros usufruem a todo instante.

Quando eu morava no interior e retornávamos a Rio Claro vindo de SP, a avenida principal coberta de ipês era a porta de entrada da cidade, alguém lá em cima preparou aquela recepção única para nos receber afinal era tudo novo, alguma coisa tinha que ser acolhedora e familiar aos meus olhos e lá estavam eles em pencas contrastando com aquele céu azul...ipês amarelos , ipês rosas, folhas caídas e uma cidade inesquecível que me recebeu na adolescência com meu presente favorito.

19 agosto, 2009

Mali


Mali, o mundo volta a vida e me lembro da razão de você estar aqui nesta noite; redescobrindo seu olhar me identifico com sua mansidão.
Os animais são como nós, sempre encontram um jeito de dizer como estão se sentindo, só temos que aprender a ouví-los, talvez nem todos estejam prontos para entender seus sinais e demosntrações de afeto, é natural tantos não sabem sequer se amarem como vão dar isso a alguém?
Seus pedidos por mais comida revelam seu lado guloso, tão forte como sua necessidade de companhia; desde que você chegou a vida ganhou mais alegria, mais travessuras e como não poderia ser mais ensinamentos.
Não dá mais para ficar longe das suas patinhas peludas, da sua barriga quentinha e flácida e daqueles olhos pretinhos que conseguem dizer tudo sem uma única palavra. Você ajudou nos a escrever nossas vidas de uma outra forma, acredito que haja uma força em cada um capaz de criar sua história e que há um momento que algo se desperta dentro de nós, alguns claro vão precisar de um empurrão. Se uns aprendem por amor e outros pela dor, então quão grata já sou porque você nos ensina amor puro.
Como flores que nascem logo após o fogo queimar os campos, a maioria das pessoas tem medo dessa força e a mantém enterrada dentro de si próprio. Mas sempre haverá pessoas com a coragem de amar o indomado que há dentro de nós.
Vivo num mundo em que as pessoas vão e vem em busca de seu destino, tantos se dispersam incertos e sem destino, mas acho que todos eles ainda buscam a mesma coisa: um lugar onde eles possam ser otimistas sobre o futuro, um lugar que os ajude a se tornarem o que eles realmente querem ser.
Onde eles possam sentir que esta vida tem sentido, um lugar onde eles possam sentir a plenitude da vida. Se a humanidade soubesse se doar um milésimo como fazem os animais , a Terra seria um planeta de amor e não de provas e expiações.
Quando olho para vc Mali; tudo que sinto é amor e compreensão na doçura do seu olhar, tudo que aprendo é o quanto posso ser melhor, o quanto posso amar sem qualquer condição, o quanto posso silenciar num momento oportuno e o quanto um gesto pode fazer a diferença no dia de alguém.
Eu te amo pequena Mali.

A humanidade é uma ilha?

http://www.youtube.com/watch?v=ZrDxe9gK8Gk

14 agosto, 2009

Em busca do equilíbrio

Hoje me deparei com uma situação tão especial , dava as últimas aulas na faculdade e, aos poucos mentalmente ia me despedindo de cada um daqueles alunos, não;, eles não eram alunos eles estavam alunos. Porque por trás deste papel social havia em cada rosto uma esperança, um alento de que o destino deles não estava traçado, de que havia sim ainda muitas chances de fazer e ser diferente. E que como todos nós o que eles mais precisavam era de incentivo, de um olhar atento e um pouco de compaixão para lhes dizerem: vocês podem mais, vocês merecem muito mais.
...Sexta feira a noite, pedir concentração até para o mais esforçado dos mortais não soa humano, então num momento de intuição resolvi escutar o que falava mais alto em mim. Eles querem atenção, saí do palco olhei nos olhos de cada um desses jovens e percebi o quanto podemos fazer pelo outro com um pouco de boa vontade e amor.
Ah mas e se eu não cumprir o meu papel de educadora, haverá outro que o fará..... era o meu adeus e até mesmo o até breve porque naquele instante o que mais queria era que todo meu agradecimento pelas oportunidades que tive se transformassem numa vibração de acalento e encorajamento aqueles seres tão especiais.
Essa breve convivência me despertou mais uma vez um sentimento de gratidão imensa pelos presentes e dádivas que já recebi, quando olho nos olhos de um aluno inevitavelmente me recordo de um tempo em que estive lá , por trás daquelas cadeiras com um caderno a frente , ansiosa para descobrir o mundo e todas as coisas que ele poderia me oferecer.
Quando vejo que a escola me trouxe conteúdo e me abriu diversas portas não consigo ter outro sentimento mais forte que o de gratidão: pelos que me levaram até lá, pelos que me carregaram no colo nos momentos de choro, pelos que me deram à mão nas rodas de ciranda, pelos amores platônicos e reais, pelas chacotas da sala, pela risada espontânea, pelos amigos que chegaram e principalmente pelo que me tornei.
Essas experiências me ensinaram três coisas. A primeira é confiar nos meus instintos - e me agarrar aquela decisão tomada num piscar de olhos. Tento então gastar o tempo em que pensava no "e se...."planejando como vou assumir e bancar - a escolha feita. A segunda é que nunca terei plena certeza de que estou fazendo o certo: a vida é risco, e tudo o que posso fazer é me esforçar para que funcione. E a terceira é que , se der tudo errado, posso mudar de idéia- até porque, quanto mais escolhas duras faço, mais fáceis são as próximas.
Para finalizar, aprendi com eles mais uma, que se há algo inspirador para minhas decisões, não são os conselhos queridos que recebo, mas as histórias de vida que conheci ao longo desta jornada.
Há muitos exemplos anônimos de coragem e determinação, exemplos que me fazem sentir mais amparada e determinada a bancar minhas próprias decisões.
A decisão de hoje pensava que seria fácil; mas vocês a tornaram inesquecível e única sem ao menos saberem que já era o fim.
Espero que também tenha inspirado vocês em algo de bom.

Para emocionar

http://www.youtube.com/watch?v=TMCf7SNUb-Q

13 agosto, 2009

Não se esqueça de mim

Onde você estiver
Não se esqueça de mim
Com quem você estiver não se esqueça de mim
Eu quero apenas estar no seu pensamento
Por um momento pensar que você pensa em mim
Onde você estiver, não se esqueça de mim
Mesmo que exista outro amor que te faça feliz
Se resta, em sua lembrança, um pouco do muito que eu te quis
Onde você estiver, não se esqueça de mim
Eu quero apenas estar no seu pensamento
Por um momento pensar que você pensa em mim
Onde você estiver, não se esqueça de mim
Quando você se lembrar não se esqueça que eu
Que eu não consigo apagar você da minha vida
Onde você estiver não se esqueça de mim

Nana Caymmi

Nunca sem meus amigos

Nenhum de nós vive uma vida perfeita, à prova de perdas e dores. Partilhar experiências é aprendizado e também alívio. Na família, nos amigos, no namorado buscamos o refúgio mais próximo, buscamos consolo, referência e incentivo.
Ao conhecer a vida de outras pessoas, mesmo aquelas que nem tivemos a chance de encontrar, aprendemos mais sobre nós mesmos, vemos soluções onde havia apenas escuridão.
Quando amigos trocam angústias, desafios, formam uma irmandade na qual se reconhecem e se fortalecem.
Amigos são a família que a gente escolhe, a família irmandade que nos acolhe, alimenta o ego e consola. Amigos nos ajudam a enxergar o que é realmente importante e descartar todas as insignificâncias que nos consomem sem necessidade.
Um agradecimento a todos que me ajudaram a escrever o roteiro desta vida, por meio de puxões de orelha na hora da necessidade, por meio da companhia constante, do apoio incondicional até quando se faz bobagem e pela doce saudade que cada um deixa em minhas melhores lembranças.

12 agosto, 2009

O Presente da Vida


Nada absolutamente nada nos diferencia dessa lei natural que nascemos e morremos, só temos duas coisas a fazer: aceitar, é a primeira ; questionar , é a segunda.
Hoje eu venho celebrar a vida que se renova, este presente que alimenta a alma .
Meu sobrinho está chegando aos pouquinhos mas posso dizer que já o amamos muito ;se nessa estrada infinita o presente é uma ponte entre o eu de ontém e o eu de amanhã, então o futuro é apenas a linha de continuidade do hoje, do agora, do presente, nada mais.
Que a sua estrada que está começando seja repleta de luz e amor, isso é o mais importante, jamais esqueça do amor.
Que você encontre em si a coragem, a determinação, a racionalidade , mas não sufoque o amor; que não guarde rancor, ódio e entenda o quanto antes que mesmo os mais brutos e ignorantes sofrem transformações .
É preciso tempo para tudo, inclusive para germinar, crescer e florescer sentimentos.
Estamos te esperando!

09 agosto, 2009

Compreensão e Comunicação

Como seres humanos conversamos muito, trocamos opiniões, idéias, pontos de vista, mas o que o outro diz não é exatamente o que eu compreendo.
Aaah!!! razão de tantas mágoas, brigas, mal entendidos levam me a pensar que ocorrem então, não porque somos péssimos ouvintes mas por problemas de compreensão ou melhor de interpretação.
A alma do outro guarda segredos invisíveis; pode ser em uma relação qualquer, intensa, frívola, cúmplice,profunda, não importa, sempre existirá o lado avesso, a sombra, o universo particular que nem sempre se expõe.
O que nos torna transparentes para nós mesmos mas para os outros eternamente indecifráveis?
Em alguns momentos estamos num oásis , em outros matamos um leão por dia.
Isto só me faz ter mais certeza de que não há um caminho único, apenas a sinceridade, a autenticidade, a humildade e o carinho que não é submissão ou rebaixamento que nos faz compreender o outro, além é claro do amor e um pouco de boa vontade.
Seja da maneira que for, a alma do outro pode ser também a doce fonte da vida; partilhar a vida com alguém que valha a pena, seja ele um familiar, um amigo ou um amor é enriquecê-la.Compreender o outro é uma arte, talvez a mais astuta das virtudes.

Escrever


As vezes escrever revela um lado diferente de alguém, talvez as palavras consigam exprimir a sensibilidade, essa característica humana tão forte, tão particular, tão rara e quase sem cumplicidade.

Escrever sobre algo tal como falar do amor sob medida, mas será que há medida, ele não deveria ser natural e infinito, então importante seria não mensurá-lo mas sentí-lo, como o sinto neste instante.

Resolvi colocar sentimentos no papel, em forma de textos. Já me dizia uma grande amiga escrever é uma forma de nos conhecermos, de deixarmos nossa marca e nos eternizar.

Talvez parecido com o amor que nos dá a sensação de que o caos desse mundo faz sentido completo pelo simples motivo de que você vive nele.

Citações

"O amor é paciente e benigno
não arde em ciúmes
O amor não é rude nem egoísta,
não se exaspera e não se
ressente do mal.
O amor não se alegra com a
injustiça mas regozija-se com
a verdade.
Está sempre pronto para perdoar,
crer, esperar e suportar o que vier."